Seus modelos vestiram mulheres famosas do Brasil, especialmente da corte paulista e carioca, empresárias e artistas, a exemplo de, entre tantas, as cantoras Elis Regina e Elizete Cardoso, as atrizes Fernando Montenegro e Cacilda Becker, as apresentadoras de televisão Hebe Camargo e Xuxa, das damas da sociedade Carmen Mayrink Veiga e Cosette Alves.
Suas coleções, marcadas pelo luxo e requinte, mereceram desfiles exclusivos além das fronteiras brasileiras, na Europa. Consagrado como estilista, buscou novos rumos. Ao lado da então sexóloga e hoje senadora Marta Suplicy, dividiu o programa feminino Tv Mulher, na Rede Globo. Em 2006 elegeu-se deputado federal por São Paulo, com a terceira maior votação daquele ano, quase 500 mil votos.
São inúmeras, incontáveis, as pessoas que cuidam bem da própria imagem. Mas como o astro da moda Clodovil, falecido em 17 de março do ano de 2009, são poucas. Assim que chegou ao Congresso Nacional para cumprir seu mandato de deputado, procurou-me e pediu-me que fizesse dele um ensaio fotográfico que o mostrasse não somente em suas atividades parlamentares, mas também sua integração com Brasília. É claro que não declinei da oportunidade de retratar personagem tão marcante.
Durante semanas, o fotografei trabalhando em seu gabinete Câmara. Na tribuna, discursando, recebendo eleitores e debatendo com seus colegas de Parlamento no plenário. E ainda, em reunião com novos amigos e amigas da cidade. Sempre preocupado com o capricho estético, Clodovil Hernandez escolhia os ternos que ele próprio desenhava.
Pena que antes de concluir o trabalho Clodovil tenha morrido. Uma das fotos que produzi do artista-parlamentar foi essa aí no seu restaurante predileto na Capital Federal.
Original disponível em: https://osdivergentes.com.br/orlando-brito/o-ensaio-inacabado-de-clodovil-estilista-artista-e-deputado/
Reproduzido por: Lucas H.
Nenhum comentário:
Postar um comentário