terça-feira, 3 de outubro de 2017

Casal de Curitiba diz vivenciar novo caso de racismo com filha adotiva (Reprodução)

Atualizado: 02/10/2017

Uma família curitibana que afirma ter vivenciado um episódio de racismo em São Paulo em julho, em uma grande rede de cafeterias, teria passado por um novo caso de preconceito, agora em um shopping de Curitiba.

Jorge e Tatiane Timi viram, na capital paulista, a filha adotiva de 11 anos ser confundida com uma pedinte por um funcionário da cafeteria.

Desta vez, em Curitiba, a filha do casal foi impedida, pelo segurança de uma loja do shopping, de entrar no estabelecimento. Há uma placa na frente da loja, mas ela não fala nada sobre a proibição da entrada de crianças desacompanhadas.

A polícia foi chamada e a família regristrou um boletim de ocorrências. Os gerentes da loja e do shopping também foram à delegacia, mas preferiram não gravar entrevista.

Segundo Jorge, depois do episódio em São Paulo, várias pessoas passaram a procurá-lo nas redes sociais para saber como denunciar casos de racismo. Jorge é médico e advogado.

A família processou a cafeteria, e agora diz que também seguirá os meios legais para responsabilizar o segurança, a loja e o shopping.

A pena por injúria racial é de 1 a 3 anos de prisão, com agravante se o crime for cometido na frente de outras pessoas, podendo chegar até a quatro anos de detenção.

Nesta segunda, o shopping comentou o caso em nota. Leia na íntegra.

O ParkShoppingBarigüi e a HotZone lamentam o incidente ocorrido com a família Timi na tarde do último domingo (1º de outubro), quando o casal interpretou como discriminação racial a conduta da segurança do shopping ao abordar sua filha menor na entrada da loja HotZone.

O ParkShoppingBarigüi e a HotZone esclarecem que, para garantir a segurança de todas as crianças e adolescentes que procuram o parque indoor para diversão, não é autorizada a entrada de menores sem a companhia dos pais.

O ParkShoppingBarigüi e a HotZone não compactuam com qualquer forma de discriminação e preconceito.


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: