segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Comarca de Parnaíba realiza capacitação de adotantes (Reprodução)



A Comarca de Parnaíba promoveu o “2º Curso de Capacitação Psicossocial e Jurídica aos Pretendentes à Adoção da Comarca de Parnaíba”, no auditorio da OAB-Parnaíba de 07 a 09.12. O curso observa o art. 50, § 3, o qual prevê que “a inscrição de postulantes à adoção será precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, orientado pela equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar”.

Durante três dias foram realizadas atividades programáticas tais como mesas debatedoras, oficinas e conferências, com temas que abrangeram tanto as orientações jurídicas quanto a desmistificação de várias concepções arraigadas ao processo de adoção, através das oficinas psicossociais. Além do mero cumprimento normativo legal, a capacitação mostrou-se uma oportunidade para os participantes esclarecem dúvidas, ampliarem possibilidades, trocarem experiências e compartilharem o “período gestacional” com outras pessoas.

O referido curso é uma realização da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude (CEJIJ) vinculada à presidência do Tribunal de Justiça do Piauí, Coordenadoria Estadual do Cadastro Nacional de Adoção (CNA-PI) e a 2ª Vara Cível da Comarca de Parnaíba, com apoio da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí E Escola Judiciária do Piauí (EJUD) e em parceria Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Parnaíba e Prefeitura Municipal de Parnaíba (através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SEDESC e Casa de Acolhimento Infantojuvenil de Parnaíba).

O Curso é condição indispensável para o processo de adoção. De modo que se torna de essencial importância, a preparação dos pretensos adotantes, visando garantir o bem-estar de crianças e adolescentes colocados à adoção e como forma de subsidiar a convivência saudável entre os adotantes e adotados e a nova família.

Fonte: Setor de Imprensa TJ/PI


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: