terça-feira, 24 de maio de 2016

PARA MAIORIA DOS OUVINTES A BUROCRACIA É NECESSÁRIA NO PROCESSO DE ADOÇÃO, MAS O TEMPO DE ESPERA PODERIA SER MENOR (Reprodução)

23/05/2016
Por Jornalismo Uirapuru
O programa Sem Segredo do último sábado debateu sobre a grande fila de espera para adoção de crianças. Os ouvintes foram questionados dos motivos desta espera, pelas exigências dos candidatos a pais ou pela burocracia da lei. Participaram do debate a presidente do Adotchê, Daniela Rossetto e a assistente social, Ionara Pereira....
De acordo com Daniela, presidente do grupo Adotchê, que apoia, orienta e promove a adoção legal, a burocracia é grande mas nem sempre os pais estão preparados para adotar.Ela explica que esperou quatro anos na fila de adoção, mas que durante este período ela pôde se preparar.
Outro aspecto levantado por ela, é que o tempo de espera na fila varia de acordo com as exigências dos candidatos. A maioria tem preferência por bebês, em menor disponibilidade para adoção.
Ela explicou os caminhos da adoção, que têm diferentes etapas. Os interessados em adotar devem procurar o Juizado da Infância e da Juventude, no Fórum, reunir os documentos necessários e entrar com o processo de adoção. Dentro do processo existem várias etapas de avaliação psicológica e social, também é preciso realizar um curso preparatório. Depois o juiz irá avaliar se o candidato está habilitado e entrará para fila de espera.
A assistente social que atende casas de acolhimento de Passo Fundo, Ionara, destacou que na cidade, hoje, existem 63 pessoas habilitadas para realizar a adoção e 11 crianças disponíveis. Ela destaca que as crianças que aguardam pais adotivos tem o seu desenvolvimento garantindo, recebem toda assistência e educação, através das atividades prestadas pelas casas de acolhimento.
Para a maioria dos ouvintes a burocracia é fundamental, avaliar se os candidatos estão realmente habilitados para receber a criança, mas o tempo de espera poderia ser menor. Eles destacam que o período que as crianças ficam em casas de acolhimento é muito grande, e poderiam já estar em com uma família adotiva, com melhor assistência.
Imagem: créditos Rádio Uirapuru


Original disponível em: http://www.rduirapuru.com.br/mobile/index.php?id=36531

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: