segunda-feira, 3 de julho de 2017

Defensoria Pública integra Curso de Preparação a Pretendentes à Adoção (Reprodução)

29/06/2017

A defensora pública Karla Cibele Teles, titular da 2ª Defensoria Pública da Infância e da Juventude e diretora de Núcleos Especializados da DPE-PI, participa, desde essa quarta-feira (28), do 11º Curso de Preparação Psicossocial e Jurídica aos Pretendentes à Adoção, realizado pela Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude (Cejij) do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. O evento segue até a sexta-feira (30/06), no auditório da Esapi/OAB.

O curso tem como público-alvo pretendentes à adoção, com pedidos de inscrição ajuizados na Comarca da Teresina e também nas demais comarcas do Piauí. O objetivo é fomentar a reflexão, o esclarecimento e a preparação de candidatos à adoção no que tange aos aspectos sociais, psicológicos e jurídicos, envolvidos no processo. Mais de cem pretendentes à adoção de Teresina, José de Freitas, Santa Cruz e Parnaíba participam desta nova etapa, que também é destinada a representantes dos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A juíza Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, proferiu palestra magna de abertura abordabndo os “Procedimentos Jurídicos da Adoção – O Cadastro Nacional de Adoção (CNA)”.

Ao se manifestar durante a abertura dos trabalhos, a defensora pública Karla Cibele Andrade destacou a importância do momento. “Quero registrar minha felicidade em representar mais uma vez a Defensoria Pública nesse curso, desde a primeira edição. O Núcleo de Defesa Cível da Criança e do Adolescente da Defensoria reconhece aqui um bom número de pessoas que são nossos assistidos. E por entender a importância da temática da adoção e por ser a Defensoria um agente de transformação social, trabalhamos para facilitar a adoção consciente e responsável. Nesse contexto, o Conselho Superior da Defensoria nos autorizou, por resolução, atender os pretendentes à adoção que procuram a nossa instituição, dispensando-os de possuírem renda familiar compatível com o teto de atendimento da Defensoria Pública, fundamentando-se esta exceção no reconhecimento da importância de se estimular e facilitar ato tão altruístico como é a adoção”, afirmou a defensora.

Participaram do evento, autoridades locais, como representantes da Presidência do TJ/PI, diretoria da Ejud/PI, da Corregedoria Geral de Justiça, magistrados, Ministério Público, Poder Executivo, secretários de Estado e Município, representantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, entre outros.

Original disponível em: https://www.oitomeia.com.br/noticias/2017/06/29/defensoria-publica-integra-curso-de-preparacao-pretendentes-adocao/

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: