segunda-feira, 13 de novembro de 2017

São José dos Pinhais irá sediar o II Encontro Paranaense de Apoio à Adoção (Reprodução)

08 Nov 2017

Nos dias 17 e 18 de novembro será realizado o II Encontro Paranaense de Apoio à Adoção, na cidade de São José dos Pinhais. O objetivo é esclarecer dúvidas e proporcionar o compartilhamento de experiências entre grupos que promovem a adoção de crianças e adolescentes.

O evento, realizado pelo Grupo de Apoio à Adoção de São José dos Pinhais (ROMÃ) e pela FAE – Centro Universitário, conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Ele é voltado a pessoas habilitadas à adoção, acadêmicos, diretores de unidades de acolhimento institucional, equipe técnica das Varas da Infância, Juventude e Adoção, representantes do Conselho Tutelar e interessados no tema.

Durante os dois dias serão proferidas palestras e formadas mesas de discussão com a participação de representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público, advogados, acadêmicos e militantes dos grupos de adoção. Paralelamente à realização dessas atividades, serão apresentados artigos acadêmicos sobre o tema, abordando aspectos psicológicos, sociais, legais e vivenciais da adoção. A submissão de trabalhos pode ser realizada até o dia 8 de novembro pelo e-mail: comissao.encontrodeadocao@fae.edu.

Os grupos de apoio foram criados com a finalidade de auxiliar no processo de adoção de crianças e adolescentes. Atualmente existem cerca de 150 grupos no Brasil e 17 no Paraná. O Grupo ROMÃ, de São José dos Pinhais, presta apoio e orientação às Unidades de Acolhimento Institucional, a pessoas interessadas e a pretendentes habilitados no Poder Judiciário. Realiza encontros reflexivos para pretendentes à adoção, suporte às famílias após o processo adotivo e campanhas de conscientização sobre o tema.

Serviço
Datas: 17 e 18 de novembro
Local: Hotel Astron – Av. Rui Barbosa, 9500, Centro, São José dos Pinhais (PR).
Inscrições: R$ 50 (estudantes); R$ 100 (profissionais e comunidade)
Programação
Sexta-feira (17/11)
17h – Credenciamento
19h – Cerimonial de Abertura – apresentação cultural
19h30 – Abertura oficial
Jorge Siarcos, diretor-geral do Grupo Educacional Bom Jesus;
Toninho Fenelon, prefeito do município de São José dos Pinhais;
Sara Vargas, presidente da Associação Nacional dos Grupos de Estudo e Apoio à Adoção – ANGAAD; Judiciário e MP
20h – Diálogo “Todos pelo direito de amar – construindo família adotiva” – ANGAAD, TJ e MP
21h30 – Coquetel
Sábado (18/11)
08h30 – Palestra 1 – “Entendendo a instituição de acolhimento e o acolhimento familiar”
09h10 – Coffee break
09h30 – Palestra 2 – “Por que adotar” – Sávio Bitencourt – promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, escritor, militante do Grupo de Apoio à Adoção Quintal de Ana – Niterói (RJ) e pai pela via adotiva.
10h10 – Coffee break
10h30 – Palestra 3 – “Todos pelo direito de amar – importância do trabalho em rede” – Barbara Toledo – advogada, ex-presidente da ANGAAD, militante do Grupo de Apoio à Adoção Quintal de Ana – Niterói (RJ) e mãe pela via adotiva.
11h10 – Apresentação cultural
11h30 – Almoço
13h30 – Mesas de discussão
Mesa 1: “Adoção e a sociedade” – Temas: adoção e a mídia, adoção e a escola, adoção e preconceitos
Mesa 2: “Projetos dos GAAs PR – conduzida por Renata Pauliv, representante da ANGAAD para a região Sul, e pelo – GAACO (somente para Grupos de Apoio à Adoção)
15h – Coffee break
15h20 – Apresentação cultural
16h – Palestra 4 – “O que precisamos fazer para que todos tenham o direito de amar” – Sara Vargas – advogada, presidente da ANGAAD, militante do Grupo de Apoio à Adoção Pontes de Amor – Uberlândia (MG) e mãe pela via adotiva.
17h – Encerramento e melhores momentos


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: