segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Psicólogos e assistentes sociais participam de oficina sobre intervenções lúdicas (Reprodução)

Quinta, 22 Setembro

Buscando superar os desafios das relações familiares a serem estabelecidas em um novo contexto socio-familiar, assistentes e psicólogos do TJRO participaram entre os dias 19 e 21 de setembro da Oficina de Intervenção Lúdica em Situações de Adoção de Crianças Maiores.
A oficina, promovida pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON), teve o objetivo de capacitar os profissionais para a utilização de intervenções lúdicas como instrumento de acesso à criança e adolescente em situação de adoção, a fim de identificar e lidar com sentimentos como a raiva, medo e impotência. Além dos 25 profissionais do Tribunal de Justiça, sendo 11 do interior e 14 da Capital, participaram 16 servidores da Prefeitura de Porto Velho que atuam em processos de adoção.
A situação da adoção de crianças no Brasil pode ser definida como uma conta que não fecha. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente existem 35,8 mil pretendentes à adoção inscritos no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), e 5.624 crianças aptas a serem adotadas. Apesar do maior número de candidatos a pais, 83,78% procuram crianças menores de 5 anos e apenas 30% delas se encaixam neste perfil.
Para modificar essa realidade, o Judiciário nacional encabeça um movimento de estímulo à adoção tardia, termo utilizado para designar a adoção de crianças maiores de três anos, por meio de campanhas de conscientização, cursos preparatórios aos adotantes e qualificação das equipes psicossociais.
No Judiciário rondoniense, os processos para acompanhamento de colocações de crianças maiores de três anos de idade e grupo de irmãos em famílias substitutas têm demandado a adequação das atividades e a busca por métodos mais efetivos para o êxito dessas adoções, congregando frentes de atuação junto às próprias crianças, às instituições de acolhimento, famílias de origem e pretendentes.
Reproduzido por: Lucas H



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