segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Curso preparatório para adoção discute conceitos de família (Reprodução)

21/10/2016

Nem a chuva impediu que a primeira noite do 2º encontro do Curso de Preparação à Adoção (CPA) fosse um sucesso. O plenário do Tribunal do Júri ficou lotado de participantes que discutiram o conceito e a visão de família.

Requisito obrigatório para quem pretende se habilitar, o curso visa preparar os candidatos para lidar com diferentes aspectos do processo adotivo e aborda possíveis conflitos dos pretendentes, dúvidas e ansiedades quanto ao processo de adoção.

A equipe do Núcleo de Adoção separou os participantes em grupos para que estes tivessem a oportunidade de expor o que significa família para cada um. Os resultados foram emocionantes. Um dos participantes expressou: “Eu não sei o que é família. Estou aqui tentando construir uma”. 

“Uma criança espera por nós e nós queremos esse sorriso”, disse outro participante mostrando a imagem de um criança sorrindo. Todos os grupos apresentaram produções que retratavam visões, conceitos e sonhos.

Em todas as proposições para se mostrar o que é uma família havia palavras-chave como lar, fé, tolerância, união, proteção, paciência, afeto, atenção, doação, mas todas – sem exceção – mencionaram o amor, deixando claro que os presentes usaram palavras diferentes para expressar o mesmo sentimento. Houve até quem buscasse a etimologia da palavra.

No meio desse emaranhado de emoções estava o casal Eva Souza Campos da Silva e José Aparecido da Silva, que desejam adotar um menino. Isabele, filha adotiva do casal de seis anos, estava no curso com os pais, ansiosa por um irmãozinho.

Ela é professora, tem dois filhos de um casamento anterior e três netos. Ele é cinegrafista e está se preparando para ser professor de Matemática. Eles frequentam o CPA para a habilitação. “Eu adoro crianças e a ideia de adotar um menino é dele. Queremos um casal”, contou Eva.

Resultados - Adma Freitas, assistente social do Fórum, contou que dos mais de 100 interessados em adoção que participaram do CPA em março, 28 entraram com pedidos de habilitação. 

“O número parece pequeno, mas não é porque muitas participantes do curso mudam seus conceitos quando participam das discussões. Se não fosse o curso, muitas crianças não teriam um lar”, contou.

Lydia Pellat, presidente do Grupo de Apoio à Adoção Vida (Geaav) e integrante da equipe do Núcleo de Adoção, destacou que o número de pretendentes à adoção é duas vezes maior que o número de crianças disponíveis e infelizmente muitas instituições de acolhimento abrigam crianças e adolescentes que esperam por uma família.

CPA – No total, cada edição do Curso de Preparação à Adoção tem oito encontros com a abordagem de diversas temáticas que permeiam o processo de adoção, com intuito de desconstruir os paradigmas que influem o imaginário dos pretendentes na idealização do filho(s) adotivo(s).

Os próximos encontros estão previstos para os dias 3, 4, 17 e 18 de novembro de 2016.
Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br

Original disponível em: http://uj.novaprolink.com.br/noticias/1556618/curso_preparatorio_para_adocao_discute_conceitos_de_familia#.WAqww8fxl_o.facebook

Reproduzido por: Lucas H.



Nenhum comentário: