domingo, 11 de junho de 2017

Ministério Público explica como atua na adoção de crianças (Reprodução)

08/06/2017                                               

O papel do Ministério Público do Estado Espírito Santo (MPES) nos processos de adoções de crianças e adolescentes é tema da edição inédita do MP com Você desta quinta-feira (8), na TV Ales. A promotora de Justiça em Guarapari Valéria Barros Duarte de Morais apresenta o passo a passo para a adoção legal no País e mostra em quais procedimentos cabe a ação direta do Ministério Público.

A promotora discute, entre outros pontos, o processo de habilitação da pessoa ou casal interessado, incluindo documentações, formulários e encaminhamentos; e o perfil dos interessados e como ele pode influenciar no tempo de espera para adoção. 

Valéria de Morais também aborda situações que se excetuam do procedimento mais comum, como adoção por afinidade ou família extensiva e adoção por solteiros ou casais homoafetivos; e fala sobre prevenção à adoção irregular, entre outros assuntos. 

No Brasil são 35 mil casais ou pessoas interessadas em adotar uma criança, enquanto 7,1 mil menores aguardam um novo lar. No Espírito Santo são 855 casais para 140 crianças. Apesar de a procura ser maior que o número de menores desamparados, o perfil dessas crianças - 80% têm mais de oito anos, mais de 40% estão em grupos de irmãos, e outros 40% têm questões especiais de saúde - não converge com o perfil desejado pela maioria dos que se dispõem a adotar um filho. 

MP com Você

O programa MP com Você é uma parceria entre a TV Ales e o Ministério Púbico do Espírito Santo (MP-ES). A apresentação é do jornalista Rubem Roschel. Sugestões de pauta, elogios ou reclamações podem ser enviadas ao e-mail imprensa@mp.es.gov.br. 

O programa vai ao ar nesta quinta-feira, às 12h30, com reprise às 22h15. Nesses horários, é possível acompanhá-lo também pelo canal da TV Ales no Youtube

Confira os canais de transmissão da TV Ales na Grande Vitória: 19.2 aberto e digital, 319.2 da GVT, 12 da NET, 14 da RCA e 519.2 da Sky. A partir de sexta-feira (9), a edição estará disponível no canal da TV Ales no Youtube

Da Redação/Web Ales


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: