quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA GARANTE CONVÍVIO FAMILIAR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (Reprodução)

11/01/2016
Autor: Mírian Gomes
Teresina
A meta é evitar a institucionalização para que garanta a eles o convívio familiar e comunitário
Foi lançado na manhã desta segunda-feira (11) no Palácio da Cidade o serviço Família Acolhedora. Oferecido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), é um programa de proteção a crianças e adolescentes de 03 a 18 anos (incompletos) que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o prefeito de Teresina, o programa é eficiente e pode ser aprimorado a cada novo período. “É importante que nós possamos aprender com os erros do passado. Com o tempo esse programa foi se consolidando no país, tem grande destaque nacional e chamou a atenção até da imprensa internacional, então eu acredito que a cada edição nós vamos aprendendo e aprimorando, fazendo progressos importantes neste sentido”, defendeu o gestor.
Para a secretária da SEMTCAS Mauricéia Carneiro, o serviço é um importante reforço aos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria. “O Família Acolhedora também reforça uma unidade de acolhimento que nós temos, que é a Casa Reencontro, que foi implantada no ano passado”, informou.
“As ações desse programa são voltadas para aquelas que são vítimas de alguma situação que fere sua dignidade e seus direitos, por momentos difíceis que estão passando e que naquele momento a família não tem as condições de garantir a proteção e os cuidados necessários. É um serviço que vai ser disponibilizado para toda a cidade de Teresina”, completou Mauricéia.
OBJETIVOS
A meta é garantir cuidado e proteção à criança e ao adolescente até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou, caso não seja possível, até encaminhamento para adoção. “No primeiro momento temos como meta acolher, capacitar e habilitar 15 famílias, por meio de uma equipe técnica especializada, preparar essas famílias para acolher essas crianças. Esse acolhimento pode ser feito por no máximo 2 anos”, informou Mauricéia.
“É um serviço em que a gente prima pelo acolhimento de crianças no sentido de evitar a institucionalização, para que garanta a eles o convívio familiar e comunitário” (Mauricéia Carneiro)
Como ajuda ao acolhimento da família, a Prefeitura garante um apoio mensal de 500 reais à família acolhedora, e para famílias que acolham crianças com problemas graves ou com algumas das suas habilidades comprometidas, essa ajuda de custo passa para 750 reais.
PRÉ-REQUISITOS
Para se cadastrar como família acolhedora, o interessado deve residir em Teresina, ser maior de idade, não ter nenhum envolvimento com processos judiciais e não ter pessoas com dependências de substâncias psicoativas. "O interessado pode ligar para 3221-4509, que é o telefone da Semtcas onde será informado todo o procedimento necessário para ser uma Família Acolhedora, É preciso também ter condições de fazer o acompanhamento no sentido de entender os reais motivos do programa e estar disposto a acolher crianças e adolescentes. Cada família aprovada pode acolher até duas crianças ou adolescentes”, finalizou a secretária da Semtcas.

Original disponível em: http://www.capitalteresina.com.br/noticias/teresina/programa-familia-acolhedora-garante-convivio-familiar-para-criancas-e-adolescentes-36775.html


Reproduzido por: Lucas H.


Nenhum comentário: