segunda-feira, 13 de julho de 2015

25 anos do ECA: o que temos a comemorar?

11 COISAS QUE NÃO DEVE DIZER PARA UMA MÃE ADOTIVA
07/07/2015
Thata Tagarela
A Gabi Rocha adotou uma menina muito linda chamada Manu (ela já contou a história delas aqui no blog). Ela hoje veio aqui nos contar as 11 coisas que você não deve dizer para uma mãe adotiva. Porque essas coisas magoam, gente, por favor né?!
1- É SEU FILHO? SEU FILHO MESMO?
É minha filha. Minha filha mesmo. Sou eu quem dá amor, sou eu quem dá carinho, sou eu que me preocupo com o futuro dela, sou eu quem corta um dobrado para não faltar nada à minha filha e sou eu quem morre de culpa. Alguma mãe aí acha que eu não sou mãe dessa menina? Óbvio que tudo isso aí faço junto com meu marido, menos a culpa. Essa pertence às mamães. Mas no calor da emoção é essa resposta que costumo dar.
2- VOCÊ É BABÁ OU PEGOU PRA CRIAR?
Pegou pra criar é uma expressão que me tira do sério. Minha filha não é um cachorro ou gato. Se quiser saber a verdade, faça a pergunta direta: ela é adotada? Apesar de achar que sua curiosidade está invadindo a minha vida, se tiver de bom humor vou responder. Caso contrário, digo que ela nasceu à noite e vida que segue!
3- ELA É ADOTADA? AI QUE DÓ!!!
Minha filha não é coitadinha. Pode ter sido até o dia 30 de maio de 2014, que foi o dia que ela nasceu pra gente. Hoje é uma menina com todas as oportunidades que têm as crianças da mesma idade, classe social etc.
4- VOCÊ SABE DA MÃE DELA?
Sei sim. Tá falando com ela. Não sei os motivos que fizeram a genitora da minha filha entregá-la em adoção. Mas, Manu tem apenas uma mãe e essa sou eu!
5- NÃO TEM MEDO DA ÍNDOLE DESSA CRIANÇA?
Primeiro que essa pergunta é uma ofensa. Segundo que é lógico que existe a hereditariedade, mas criança é fruto do meio e eu posso te garantir que o meio em que ela vive é pra lá de saudável. Se um dia fizer alguma coisa errada, colocarei a culpa em mim, no pai dela e na educação que demos ou, nesse caso, que deixamos de dar. Não culparei o DNA.
6- AGORA QUE VOCÊ ADOTOU VAI ENGRAVIDAR E TER SEU FILHO DE VERDADE?
Mas gente, se Manu não é minha filha de verdade, eu não sei o que poderia ser.
7- TÁ FAZENDO PIRRAÇA. IH DEVE TER PUXADO À MÃE.
Olha, deve mesmo. Minha mãe sempre disse que a vingança dela é que eu teria uma filha igualzinha a mim. E não é que a praga deu certo?! Manu fica a cada dia mais parecida comigo.
8- VOCÊ NÃO GOSTARIA DE VER SEU DNA NO SEU FILHO?
Manu não se parece comigo fisicamente. Nem poderia. Sou branca e ela negra. Acontece que minha filha é linda! Não, não me importo com isso. Quero que ela aprenda conosco aquilo que temos de melhor. Nosso amor está acima de qualquer hereditariedade ou características físicas.
9- PARABÉNS PELO SEU GESTO.
Não sou santa porque adotei. Adoção é somente, e tão somente, uma forma legítima de filiação, que nos permitiu nos tornarmos pai e mãe. Não fizemos caridade. Caridade você vai vez por outra em um abrigo e faz doações, por exemplo. Aqui é relação de pais com filha e é pra vida inteira!
10- FILHO ADOTIVO DÁ MUITO TRABALHO.
Filho dá trabalho. Adotivo ou biológico vai te dar muito amor, muita preocupação e muita dor de cabeça.
11- ESSA MENINA DEU MUITA SORTE DE ENCONTRAR VOCÊS.
A sorte foi nossa de encontrarmos ela. Se não fosse nossa vez na fila, Manu seria adotada por outra família e seria feliz também. Mas nós não. Nós não teríamos a oportunidade de conhecer essa fofura.
OBS: Essas impressões são baseadas na experiência pessoal da Gabi Rocha.
http://www.mamaetagarela.com/11-coisas-que-nao-deve-dizer-…/#

Nenhum comentário: