segunda-feira, 7 de março de 2016

CURSO PREPARATÓRIO PARA QUEM DESEJA ADOTAR UMA CRIANÇA (Reprodução)

02 Março 2016
Serão cinco encontros durante o mês de março. Mais um curso preparatório de Habilitação para Adoção deverá acontecer em Linhares nos próximos dias. Esta é uma oportunidade prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como forma de sanar dúvidas sobre o processo de adoção. A formação que será dividida em cinco encontros acontece nos dias 10, 15, 17, 29 e 31, no auditório do Ministério Público do município. Serão abordados aspectos psicossociais e sociojurídicos. Com o total de doze horas, a formação tem o objetivo de orientar os participantes sobre as diversas dúvidas que envolvem a adoção.
O curso é obrigatório para as pessoas que desejam adotar e já ajuizaram ação para adoção na Comarca, sendo um pré-requisito para a inscrição no Cadastro Nacional de Adoção (CNA/SIGA).
Os encontros são organizados pelas assistentes sociais e psicólogas da equipe técnica multidisciplinar da Vara especializada da Infância e Juventude de Linhares. Durante o curso são abordados temas como aspectos legais da adoção, reflexões sobre os motivos para adoção e até questões emocionais mais delicadas, como a revelação da adoção para o adotado. O conteúdo é fruto de experiências da equipe em estudos do tema, visitas a Varas mais antigas, cursos oferecidos pelo TJES e demandas dos próprios participantes, detectadas em cursos anteriores.
Foi justamente para atender ao pedido dos adotantes que, este ano, será implementada uma novidade: a participação de um casal já habilitado na Comarca de Linhares. Os convidados vão compartilhar sua experiência de adoção, trazendo aos participantes a realidade da vivência desta nova configuração familiar.
Segundo uma das organizados do curso, a psicóloga Julieny Baroni Zandonadi, existe muita ansiedade por parte dos participantes, assim, o curso, além de capacitar e esclarecer dúvidas, opera também como um espaço de integração, troca de experiências e de apoio mútuo.
Embora seja voltado para aqueles que desejam adotar, o curso é uma das ferramentas estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente para proteger e dar garantia de direitos aos adotandos, evitando, assim, que eles venham a se encontrar em uma nova situação de vulnerabilidade.
Segundo o juiz de Direito da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Linhares, Gideon Drescher, o curso permite aos adotantes criar consciência não só das consequências jurídicas, mas também dos aspectos psicológicos da adoção, preparando os inscritos para os desafios que envolvem a maternidade e a paternidade.
Os interessados em realizar o curso, ou tirar dúvidas sobre o processo de adoção, devem entrar em contato com a equipe técnica da Vara da Infância e Juventude de Linhares das 12 às 18 horas pelo telefone (27) 3264-0743 – Ramal 275 ou pelo emailspsvijlinhares@gmail.com
Redação Portal Linhares Em Dia
Com informações: Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do ES

Original disponível em: http://www.linharesemdia.com.br/noticias/geral/23349-curso-preparatorio-para-quem-deseja-adotar-uma-crianca.html

Reproduzido por: Lucas H.



Nenhum comentário: