segunda-feira, 4 de julho de 2016

Michael Gove, o amigo de cameron e johnsom com interesses proprios (Reprodução)

30/06/2016
Intelectual neoconservador, de espírito ambicioso, o ministro da Justiça Michael Gove foi um dos artífices da vitória do Brexit depois de romper com seu amigo David Cameron, a quem busca agora substituir no comando do executivo britânico.
Depois de ter reiterado que o posto não o interessava, Gove, de 48 anos, anunciou finalmente nesta quinta-feira sua candidatura com um novo "beijo de Judas", desta vez em Boris Johnson, o líder dos partidários do Brexit, de quem foi um dos principais parceiros durante a campanha do referendo.
"Mas cheguei, com relutância, à conclusão de que Boris não pode fornecer a liderança ou construir a equipe para a tarefa que se aproxima", negociar a saída do país da União Europeia, declarou pouco antes do encerramento das candidaturas à direção do partido conservador.
Michael Gove é um dos seis membros do governo, chamado de "grupo dos seis", que se posicionou a favor da ruptura do Reino Unido com a UE, confirmada pelo referendo de 23 de junho.
Segundo suas próprias palavras, a decisão de se unir às fileiras dos pró-Brexit foi uma das mais difíceis de sua vida política, e a ruptura com Cameron, "um sofrimento".
Durante seu apoio à saída do bloco dos 28, se justificou proclamando que o Reino Unido seria "mais livre, mais justo e mais forte fora da UE".
"A União Europeia, apesar do indubitável idealismo de seus fundadores e das boas intenções de muitos de seus dirigentes, resultou ser um fracasso em muitos níveis", escreveu na época, descrevendo uma organização "ancorada no passado".
"Não é suficientemente conservador"
Mas Michael Gove viveu desde a infância o ressentimento contra as instituições europeias, às quais responsabiliza pelo fechamento da empresa de seu pai.
"O negócio no qual investiu tanto tempo e esforço teve que fechar devido à política pesqueira comum", declarou.
Nascido em 1967 em Edimburgo, Gove foi adotado com quatro anos por um pescador e uma assistente de laboratório de Aberdeen (costa leste da Escócia), onde passou sua infância.
Na escola, o jovem Michael demonstrou uma agilidade intelectual e de resposta que surpreendia seus professores.
"Toda vez que começávamos uma lição, havia alguém que levantava a mão, era Michael. Eu pensava: 'O que vai perguntar?' e 'Vou saber a resposta?'", confessou uma de suas antigas professoras ao The Times.
Depois de estudar em Oxford, este apaixonado pela política tentou a sorte no partido conservador, mas a entrevista de trabalho não foi bem-sucedida, e ele foi criticado por não ser "suficientemente conservador" e por não ter conhecimentos suficientes em política, segundo o The Guardian.
Então tentou entrar no ramo do jornalismo e conseguiu um cargo no Press and Journal, em Aberdeen. Depois passou a trabalhar para a BBC e para o jornal The Times.
Em 2002 participou do lançamento do circulo de reflexão Policy Exchange, considerado na época uma canteira para os jovens conservadores, onde se uniu a David Cameron, então jovem deputado.
Atraído pela política, Michael Gove foi eleito em 2005 deputado na circunscrição de Surrey Heath, ao sudoeste de Londres, primeira etapa em sua rápida ascensão à cúpula do poder.
Membro do gabinete conservador entre 2005 e 2010, obteve a pasta de Educação após a vitória de David Cameron nas legislativas de 2010. Em 2015, com a reeleição de Cameron, recebeu o ministério da Justiça.
Durante a campanha para o referendo sobre a saída ou a permanência na UE, este homem cortês, divertido e encantador não hesitou em denunciar o cartaz do Ukip que mostrava um grupo de refugiados com a menção "Breaking point".
Casado com Sarah Vine, editorialista no tabloide eurocético The Daily Mail, Gove é pai de dois filhos.

Original disponível em: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2016/06/michael-gove-o-amigo-de-cameron-e-johnson-com-interesses-proprios-6277297.html

Reproduzido por: Lucas H.


Nenhum comentário: