sexta-feira, 6 de março de 2015

RECÉM-NASCIDO É ABANDONADO EM RIBEIRÃO

Publicado em quinta-feira, 5 de março de 2015
Daniel Macário
Um bebê recém-nascido foi abandonado em residência localizada na Rua Armando Portela, 174, no bairro Itrapoá, em Ribeirão Pires, ontem pela manhã. Segundo informações da PM (Polícia Militar), ao ver a criança do sexo masculino, que estava enrolada em uma manta, a moradora da casa acionou a polícia e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Pesando 3,4 quilos, o bebê foi levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia, onde deve ficar em observação durante os próximos dias. Segundo a coordenadora da unidade, Célia Regina Parreto, 40 anos, a criança tem em torno de quatro dias de vida e ainda estava com o curativo no umbigo, o que indica que o parto foi feito em uma maternidade.
Na unidade de Saúde, a criança passou por exames de sangue e urina para verificar seu quadro clínico. “O bebê chegou em perfeitas condições. Como não temos serviço de maternidade, a única coisa que aconteceu foi que acabamos por comprar em local próximo à UPA mamadeira e leite para alimentar o menino. Mas, felizmente, tudo está bem”, relatou Célia.
Os funcionários do local ficaram sensibilizados com o caso e nomearam a criança. “Batizamos ele de Heitor, nome de rei”. Na mitologia grega, Heitor foi um príncipe que ficou conhecido pela bravura demonstrada durante a Guerra de Tróia.

CHORO
Desempregada, Elenice Rodrigues dos Santos, 37, foi quem encontrou o bebê em sua casa. “Estava assistindo ao jornal quando escutei um choro de bebê. Primeiro pensei que era a criança da minha vizinha que estava doente, mas o barulho persistiu e meu cachorro (da raça rottweiler) começou a latir demais. Quando fui me aproximando da cozinha, o som aumentou. Foi quando abri a porta e vi o menino enrolado em uma manta do lado de dentro do meu quintal, ao lado do portão”, revela Elenice, que na hora só pensou em abraçar e acalentar a criança. “Me assustei, pois o meu cachorro poderia estar solto, e logo corri para abraçar o pequenino. Acho que foi instinto de mãe. Na sequência, já gritei pelos vizinhos dizendo ‘deixaram uma criança na minha casa.’ Minha vizinha amamentou o bebê enquanto esperávamos a polícia chegar. Depois, trocarmos a roupa e fralda, que estavam muito sujas.”
De acordo com a conselheira tutelar do município Valdirene Vieira, 39, a ocorrência já foi encaminhada para o Ministério Público e, provavelmente, o acolhimento da criança será liberado até o fim da semana. “A equipe do Conselho Tutelar de Ribeirão Pires irá tentar, inicialmente, localizar a mãe do bebê, que deve ser encaminhado para o abrigo municipal Reconstruindo Laços.”
A ocorrência foi registrada no 1º DP (Centro) de Ribeirão Pires.
https://www.dgabc.com.br/…/recem-nascido-e-abandonado-em-ri…

Nenhum comentário: