segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

FÓRUM DA ABP DISCUTE “ADOÇÃO”. ACADÊMICOS TOMAM POSSE (reprodução)

04/12/2015
SBP em Ação
O desenvolvimento das crianças, o estresse tóxico, as relações familiares, a alienação parental, a violência e as drogas estiveram em debate em novembro, em Cuiabá (MT), durante a 16ª edição do Fórum da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). Reunindo cerca de 600 pessoas, o evento teve entre seus destaques a palestra apresentada pela advogada Lindacir Rocha Bernardon, ex-presidente da Comissão Estad...ual de Adoção do Tribunal de Justiça do Mato Grosso e fundadora da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), ONG voltada para a orientação das famílias.
“Foi emocionante ouvir sobre a experiência de Lindacir”, disse Euze Márcio de Carvalho, presidente da Sociedade Matogrossense de Pediatria (SOMAPE), filiada que organizou o evento em parceria com a Academia. Para ele, a importância dos Fóruns está exatamente em proporcionar visibilidade a esses trabalhos, já que a SBP se preocupa com o bem-estar da população infantojuvenil. Mãe de três filhas adotivas, Lindacir Rocha falou sobre crianças que já passaram por processos adotivos e foram devolvidas pelas famílias, prática que resulta em fortes traumas, e mostrou que é possível ter uma relação de afeto e constituir uma família, mesmo com crianças mais velhas. Uma de suas filhas também seu o seu depoimento, emocionando a todos.
O público, integrado por profissionais de diferentes áreas, participou ativamente, com perguntas importantes sobre todos os temas apresentados. “Eram professores, terapeutas, psicólogos, advogados e juízes, além de pediatras; pessoas que trabalham com crianças e com adolescentes em seu cotidiano, o que proporcionou um bom debate, com questões relevantes”, salienta José Martins Filho, presidente da ABP. Itinerantes, os Fóruns são organizados a partir do diálogo entre a Academia e a filiada que recebe o evento, considerando os interesses das sociedades de pediatria dos estados em relação aos temas e o que a Academia considera importante discutir naquele momento, explica.
“Trata-se de um serviço que a SBP presta à sociedade civil, com elaboração e direção realizada pela Academia”, frisa o dr. José Dias Rego, coordenador do Fórum. Para Eduardo da Silva Vaz, presidente da SBP, fazer a interface entre a entidade e a sociedade civil é o grande papel que os Fóruns da ABP têm cumprido, “com muita competência”.

(...)


Nenhum comentário: