segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Canadá vai indenizar crianças indígenas tiradas de suas famílias nos anos 60 (Reproduzido)

06/10/2017

Cerca de 20 mil crianças indígenas tiradas de suas famílias na década de 1960 e colocadas em programas de adoção e lares de acolhimento receberão 800 milhões de dólares canadenses (US$ 640 milhões) em indenização, anunciou o governo canadense.

Os chamados "Sixties Scoop" foram colocados em sua grande maioria em famílias brancas de classe média no Canadá, nos Estados Unidos e no exterior.

Nos últimos anos, uma série de ações judiciais e coletivas foram apresentadas pela perda da identidade indígena das crianças, alegando que eles sofreram distúrbios psiquiátricos, caíram no abuso de substâncias tóxicas, desemprego, violência e suicídios.

"As pessoas afetadas pelo 'Scoop' dos anos 60 nos disseram que a perda de sua cultura e idioma estão entre os piores tipos de danos que sofreram", declarou a ministra das Relações Indígenas, Carolyn Bennett, em uma coletiva de imprensa ladeada por sobreviventes dessa política e chefes tribais.

Bennett apresentou quatro sobreviventes do Scoop que foram criados nos Estados Unidos, outro que agora fala com um sotaque escocês e um sexto que havia sido tirado de sua casa no Ártico e colocado com uma família na província da Nova Escócia, a mais de 6.000 quilômetros de distância.

O montante, que ainda precisa da aprovação da justiça, será dividido entre os sobreviventes do Scoop e uma fundação de reconciliação.

* AFP

Original disponível em: http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2017/10/canada-vai-indenizar-criancas-indigenas-tiradas-de-suas-familias-nos-anos-60-9927194.html

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: