segunda-feira, 16 de outubro de 2017

O ensaio inacabado de Clodovil, estilista, artista e deputado (Reprodução)



Clodovil Hernandes foi um dos mais renomados designers da alta costura do País durante anos. Nascido na pequena cidade de Elisiário, no interior de São Paulo, em 1937, foi adotado ainda menino por um casal de espanhóis que trocou a Andaluzia pelo Brasil.

Seus modelos vestiram mulheres famosas do Brasil, especialmente da corte paulista e carioca, empresárias e artistas, a exemplo de, entre tantas, as cantoras Elis Regina e Elizete Cardoso, as atrizes Fernando Montenegro e Cacilda Becker, as apresentadoras de televisão Hebe Camargo e Xuxa, das damas da sociedade Carmen Mayrink Veiga e Cosette Alves.

Suas coleções, marcadas pelo luxo e requinte, mereceram desfiles exclusivos além das fronteiras brasileiras, na Europa. Consagrado como estilista, buscou novos rumos. Ao lado da então sexóloga e hoje senadora Marta Suplicy, dividiu o programa feminino Tv Mulher, na Rede Globo. Em 2006 elegeu-se deputado federal por São Paulo, com a terceira maior votação daquele ano, quase 500 mil votos.

São inúmeras, incontáveis, as pessoas que cuidam bem da própria imagem. Mas como o astro da moda Clodovil, falecido em 17 de março do ano de 2009, são poucas. Assim que chegou ao Congresso Nacional para cumprir seu mandato de deputado, procurou-me e pediu-me que fizesse dele um ensaio fotográfico que o mostrasse não somente em suas atividades parlamentares, mas também sua integração com Brasília. É claro que não declinei da oportunidade de retratar personagem tão marcante.

Durante semanas, o fotografei trabalhando em seu gabinete Câmara. Na tribuna, discursando, recebendo eleitores e debatendo com seus colegas de Parlamento no plenário. E ainda, em reunião com novos amigos e amigas da cidade. Sempre preocupado com o capricho estético, Clodovil Hernandez escolhia os ternos que ele próprio desenhava.

Pena que antes de concluir o trabalho Clodovil tenha morrido. Uma das fotos que produzi do artista-parlamentar foi essa aí no seu restaurante predileto na Capital Federal.

Original disponível em: https://osdivergentes.com.br/orlando-brito/o-ensaio-inacabado-de-clodovil-estilista-artista-e-deputado/

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: