quarta-feira, 25 de outubro de 2017

No RS, mãe adotiva consegue amamentar a filha com o próprio leite (Reprodução)

24 out 2017

Ao ficar a sós pela primeira vez com a filha adotiva recém-nascida, a gaúcha Ana Fritsch ofereceu seu peito como um gesto de acolhida para a bebê, que tinha apenas seis horas de vida. “Ela saiu sugando com uma fome, uma fome de mãe. Foi a coisa mais linda”, relembra sobre a cena que ocorreu em um abrigo infantil de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, no início deste ano. Dentro do carro, para a viagem de volta a Porto Alegre, uma bolsa com mamadeira esterilizada e fórmula para substituir o leite materno estava pronta caso fosse necessário. Porém, no banco de trás, a pequena Alice sugou o peito novamente e o leite finalmente brotou. A mamadeira ficou intacta.

“A amamentação é muito cerebral. Se tu quiser, tu amamenta. Assim me explicou a minha irmã, que é doula. Segui o conselho dela”, relata a jornalista e consultora de estilo,de 40 anos. A preparação para o aleitamento sequer envolveu pesquisa. “Eu pensei: quando encontrar a Alice, vou oferecer o peito, deixar ela me cheirar, me conhecer. Se ela quiser mamar, ela vai mamar. Na minha cabeça era isso”, contou a VEJA. O plano funcionou, mas a mãe divide os méritos com a filha, hoje com nove meses: “É uma coisa muito dela, ela ama mamar e mama seis vezes por dia”. Para as madrugadas em claro, Ana tem o apoio do marido, o também jornalista Alexandre Elmi, de 48 anos.

Se a amamentação pode gerar insegurança e frustração para muitas mães, para Ana a angústia foi anterior. A espera por uma criança levou cerca de quatro anos. Atualmente, o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) tem 8.155 crianças e adolescentes aguardando por pais adotivos.  O casal não tinha preferência por um bebê recém-nascido e aceitava irmãos. Ainda assim, o processo foi demorado.
Porém, o casal não desistiu. “Sentia que meu coração conseguia amar muito as crianças ao meu redor. Pensava que se conseguia amar minhas afilhadas como se fossem minhas filhas, por que não conseguiria amar meu filho adotivo? Esse processo é como uma gestação, mas diferente”, conta Ana.

Original disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/rio-grande-do-sul/no-rs-mae-adotiva-consegue-amamentar-a-filha-com-o-proprio-leite/

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: