segunda-feira, 30 de outubro de 2017

por que parece ser tão difícil e demorado adotar uma criança? (Reprodução)

27 de outubro de 2017

A adoção é um assunto delicado e que gera muita polêmica. De um lado, os pais questionam a dificuldade de adotar, sendo que existem tantas crianças aguardando por um lar. Do outro, o sistema de adoção que tenta assegurar garantias para a criança. Hoje, no Brasil, existe uma estimativa de cerca de 5,6 mil crianças e adolescentes aguardando um novo lar. Cerca de 33 mil famílias que aguardam na fila. Esse número não bate, não é? Para cada criança, temos cerca de 6 famílias querendo adotar. Então por que vemos os abrigos ficarem gradativamente cheios?

Quando fazemos estas perguntas, prontamente recebemos algumas respostas: – A maior parte das famílias quer adotar crianças com até 3 anos: isso porque se alega que quando maior a criança, mais traumas e abusos provavelmente terá sofrido. – Etnia: muitos pais pedem crianças com pele mais clara, o que acaba sendo um pensamento elitista e preconceituoso. Além disso, tem a burocracia brasileira, que quando os pais não fazem exigência, o processo de adoção acaba sendo muito complicado.

A maior dificuldade para o processo de adoção é porque, de acordo com as leis, uma criança só pode ser adotada se não houver mais vínculo com os pais biológicos e então, existe uma busca frequente e constante para encontrá-los e realizar essa quebra de vínculo. O processo igualmente é demorado, porque geralmente é realizado um profundo estudo e análise dos familiares, da dinâmica e do histórico e isso leva tempo. Além disso, tem todo um preparo emocional da família e da criança para que possa tudo correr bem. Todo esse processo nos leva a entender que a adoção deve ser um passo e decisão racional e planejada. Se mesmo assim os pais quiserem adotar, eles devem em primeiro lugar procurar a Vara da Infância e Juventude.

Fonte: Politicamente imparcial

Original disponível em: https://boainformacao.com.br/2017/10/por-que-parece-ser-tao-dificil-e-demorado-adotar-uma-crianca/

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: