segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Famílias Que Esperam Adotar Se Preparam Com Profissionais No ES (Reprodução)

5 de novembro de 2016

Famílias de Fundão, Ibiraçu e João Neiva que já começaram o processo para adotar uma criança ou adolescente podem se preparar no “Programa de Preparação para Postulantes à Adoção”, com assistentes sociais e psicólogos.
Os encontros acontecem todas as sextas a partir desta (11), até o dia 2 de dezembro, das 13 às 17 horas, no Fórum de Ibiraçu. A participação dos futuros pais é um dos pré-requisitos para a adoção.
Além dos profissionais da equipe interdisciplinar, eles vão ter apoio de técnicos que trabalham com acolhimento institucional, profissionais do Direito e um membro do Grupo de Apoio à Adoção “Raízes de Asas”, de Cariacica, na Grande Vitória.
Durante os encontros os palestrantes vão explicar para as famílias aspectos jurídicos e processos como o “Cadastro Nacional de Adoção” e o “Sistema de Informação e Gerência da Adoção”, Acolhimento Institucional, Parentalidade Adotiva e Estágio de Convivência.
A coordenadora da Central de Apoio Multidisciplinar da Serra Andressa da Penha disse que, além dos aspectos técnicos, o programa também vai discutir questões culturais, como a construção dos vínculos afetivos e o acolhimento do novo membro da família.
Processos para adoção
O primeiro passo para adotar é procurar o Juizado da cidade e se inscrever no cadastro de habilitados. Em seguida, o interessado passa por uma avaliação psicossocial.
 Depois do cadastro e a habilitação, é preciso aguardar a oportunidade de conhecer uma criança ou adolescente com o perfil desejado.


Fonte: G1

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: