segunda-feira, 24 de julho de 2017

Curso prepara voluntários para apadrinhamento afetivo (Reprodução)

21/07/2017

O Tribunal de Justiça do Pará abriu inscrições para um curso de formação de madrinhas e padrinhos afetivos. A atividade é voltada para pessoas que pretendem apadrinhar adolescentes que estão em serviços de acolhimento no estado, participando do desenvolvimento deles e contribuindo para a formação dos cidadãos. As inscrições podem ser feitas até 9 de agosto através do site do TJPA.
O apadrinhamento afetivo no Pará ocorre através do programa "Conta Comigo", desenvolvido pelo TJ desde 2014. Diferentemente da adoção, o apadrinhamento afetivo não envolve a guarda da criança ou ou adolescente: os padrinhos afetivos tem um vínculo de amizade e convívio através de visitas e passeios, mas sem uma relação de paternidade com seus afilhados.

O curso que irá ensinar os deveres de um padrinho ou madrinha afetivo é oferecido pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do tribunal. As aulas começam no dia 12 de agosto, oferecendo orientações sobre o apadrinhamento, explicando as regras do programa e o perfil de crianças e adolescentes que podem ser apadrinhadas.

Caso queiram participar do programa Conta comigo, os voluntários devem preencher uma ficha de inscrição e apresentar seus documentos originais e cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de antecedentes criminas no próprio local da palestera. Este será o último curso para pretendentes ao apadrinhamento afetivo em 2017.


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: