segunda-feira, 31 de julho de 2017

Iniciativa promove visita de crianças do abrigo à biblioteca (Reprodução)

27/07/2017

Proporcionar um dia diferente, sair da rotina do abrigo, passear por meio de atividades simples que podem confortar crianças e adolescentes que vivem na Casa Lar. Pela primeira vez, eles visitaram a biblioteca pública Romeu Ulysséa. Participaram de contação de histórias e brincaram com jogos educativos.

Segundo a responsável pela seção de livros infantis da biblioteca, Adalbanir Jerônimo, a intenção é apresentar novas possibilidades, onde os livros podem ajudar. A pequena biblioteca da Casa Lar deverá receber doações e reestruturação da equipe da Romeu Ulysséa.

Atualmente, no abrigo moram dez crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, encaminhados pelo Conselho Tutelar e Fórum de Laguna, de 3  a 17 anos, estão sendo cuidados enquanto aguardam uma decisão judicial.

Vítimas de algum tipo de negligência, eles vivem no local enquanto aguardam a adoção ou o retorno à família biológica. São acompanhados diariamente por assistente social, psicóloga e monitores. Vão à creche, escola, médico, dentista e frequentam os programas sociais do município.

Segundo a coordenadora do abrigo Raquel Xavier visitas á biblioteca deverão ocorrer
 uma vez por mês. “Desejamos que esta experiência seja constante no período que eles estiveram aqui”, descreve Raquel.

Neste mês, o abrigo está comemorando a adoção de um recém-nascido e o retorno para casa de outros quatro menores.

Pizza e cinema
A Pizzaria Dom Fredy doou pizzas para os pequenos na última semana. Os monitores promoveram um jantar para a alegria da criançada. “Estes tipos de iniciativas são sempre bem-vindas”, disse Xavier.

Eles também foram ao cinema e no shopping. Uma forma de socialização, mudança da rotina e observar novas perspectivas.

Adoção

As visitas de pais interessados em adotar ou familiares são totalmente restritas. Só frequentam a casa os funcionários e as crianças. Todo processo de adoção tramita através do Fórum de Laguna.

Interessados em adotar uma criança ou adolescente devem fazer um cadastro no serviço social do Fórum de Laguna. Após o cadastro é feita uma entrevista com a assistente social, participação em grupos de apoio à adoção e entrevista com uma psicóloga.

A pessoa cadastrada entra numa fila de espera para adoção.

Texto: Jornalista Taís Sutero – MTB 1796 

Fonte: Prefeitura de Laguna

Original disponível em: http://www.difusoralaguna.com.br/2017/07/27/iniciativa-promove-visita-de-criancas-do-abrigo-a-biblioteca/

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: