segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Lançamento da Cartilha de Adoção da OAB SP e da Frente Parlamentar de Adoção


A Comissão Especial de Direito à Adoção, atualmente presidida pelo Dr. Carlos Berlini, lançará no dia 07 de dezembro de 2011, às 19 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a sua CARTILHA DE ADOÇÃO, que está sendo oferecida aos operadores do direito, operadores sociais e à sociedade em geral.

Na mesma cerimônia será também lançada a Frente Parlamentar de Adoção e Pró-Convivência Familiar da ALESP que congrega vários Deputados Paulistas em torno do tema da criança abandonada e a família.

A situação de abandono infantil ataca hoje mais de 145 milhões de crianças em todo o mundo e já é tida por especialistas como a quarta emergência humanitária mundial ao lado da fome, da doença e da guerra. São as crianças as maiores vítimas de tais emergências humanitárias e no Brasil – infelizmente – a situação não é muito mais animadora, embora esforços sociais e governamentais estejam sendo destinados a fim de modificar esta realidade.

Diante deste quadro, queremos que esta Cartilha sobre o tema da Adoção, além de instrumento de trabalho cotidiano, possa impulsionar tantos quantos querem se dedicar à causa da infância na busca incessante de garantir a cada criança e adolescente uma família que os eduque e os ame como filhos.

O que deseja uma criança em situação de abandono e que está à espera de outra família? Deseja somente “renascer filho”. Eis aqui o seu direito, eis aqui o nosso dever: garantir-lhe a dignidade de renascer no lar de alguém que a ame. A OAB SP, por sua Comissão Especial de Direito à Adoção, quer responder a esta necessidade e a este direito. Esta cartilha, viva e aberta à colaboração de todos, quer ser modestamente um destes instrumentos para atingirmos tal objetivo: que toda criança seja filho.

Evento:

Lançamento da Cartilha de Adoção da OAB SP e da Frente Parlamentar de Adoção e Pró-Convivência Familiar da Assembleia Legislativa

Local:ALESP

Palácio 9 de Julho - Auditório Paulo Kobayashi
Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera



Para maiores informações:

carlosberlini@ig.com.br

(11) 9448.3028

Um comentário:

Silvana do Monte Moreira disse...

Prezado Amigo Carlos Berlini,
Parabéns pelo lançamento da "Cartilha da Adoção". É de profissionais vocacionados como você que o nosso país precisa.
Será uma honra contar com sua participação na Comissão de Adoção do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família.
Parabéns a Deputada Rita Passos pelo lançamento da Frente Parlamentar de Adoção e Pró Convivência Familiar da Assembléia Legislativa de São Paulo.
A frente Parlamentar Pró Adoção de Alagoas está em fase de estruturação por iniciativa do Deputado Estadual Judson Cabral.
Já somamos 3 frentes parlamentares estaduais constituídas: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e 2 em fase de constituição: Alagoas e Paraíba.
Com as frentes parlamentares estaduais, com as comissões de Adoção das seccionais da OAB, com a Comissão de Adoção do IBDFAM verifica-se a união em prol da Nova Cultura da Adoção que inverte o paradigma tradicional de se buscar uma criança para uma família, privilegiando dar uma família para uma criança que dela necessita, fazendo valer o princípio constitucional do melhor interesse da criança.
Abraços Adotivos,
Silvana do Monte Moreira