segunda-feira, 1 de setembro de 2014

COMARCA DE ARAPONGAS DESENVOLVE PROJETO PASSO A PASSO DA ADOÇÃO LEGAL


1º/09/2014
A Juíza titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Arapongas, Tatiane Garcia Silvério de Oliveira Claudino, apresentou na sexta-feira (29) o Projeto "Passo a Passo da Adoção Legal", desenvolvido em conjunto com o Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (CONSIJ) e o Serviço Auxiliar da Infância e Juventude (SAI).
O projeto visa à conscientização dos integrantes da rede de proteção como Conselhos Tutelares, Secretarias de Assistência Social e Saúde, Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Hospitais e demais profissionais da saúde, do necessário encaminhamento para a Vara da Infância e Juventude das gestantes, que relatem a intenção de entregar o filho à adoção.
Segundo a juíza Tatiane Garcia Silvério de Oliveira Claudino o objetivo do Projeto é disseminar informações para que as adoções nominadas "a brasileira" ou "intuitu personae" sejam evitadas cada vez mais, como forma de prestigiar o processo legal de habilitação para adoção e a busca do Poder Judiciário para tal fim.
Na oportunidade, destacou-se também que a adoção é a melhor maneira de garantir o tão esperado encontro de dois desejos, o da criança/adolescente por uma família e a de homens e mulheres por um filho. Além disso, foi enfatizado o projeto da Corregedoria-Geral da Justiça - "Adote um novo motivo", destacando a relevância da adoção tardia. A Magistrada ressaltou a importância da adoção pelas vias legais "O Projeto visa acima de tudo valorizar a busca pela adoção pela via legal, ou seja, com a busca pelo Cadastro Nacional de Adoção do CNJ, com atuação da Vara da Infância e Juventude".
A apresentação do Projeto contou com a presença dos membros da OAB de Arapongas, Luiz Alberto Yokomizo, Aline Graziele de Oliveira, Edevaldo Hatamura, Fabio Viana Barros, Denise de Pinho Tavares Filla e Antonio Claudino da Silva Junior, além do promotor da área da Infância e Juventude, Marcos Vinicius Pesenti.
http://www.tjpr.jus.br/noticias/-/asset_publisher/9jZB/content/comarca-de-arapongas-desenvolve-projeto-passo-a-passo-da-adocao-legal/18319?redirect=http%3A%2F%2Fwww.tjpr.jus.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_9jZB%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-2%26p_p_col_count%3D1

Nenhum comentário: