segunda-feira, 1 de setembro de 2014

SEMANA DA ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES É APROVADA


01/09/2014
O município passará a contar com a Semana da Adoção de Crianças e Adolescentes. A medida é resultado de projeto de lei do vereador José Olímpio (PCdoB), que determina a realização de atividades anuais relacionadas ao tema na semana que antecede o Dia Nacional de Adoção, celebrado no dia 25 de maio.
Segundo Olímpio, além de reconhecer a importância do acolhimento de crianças e adolescentes pelas famílias, a semana tem o objetivo de incentivar a reflexão sobre o tema. “A proposta tem o objetivo de abrir espaço para a realização de campanhas de conscientização, debates, palestras e iniciativas em favor da adoção na cidade”, disse o parlamentar, que sugerindo que a semana seja aproveitada tanto para discutir os aspectos jurídicos da adoção, quanto para o aperfeiçoamento de uma rede de apoio permanente às famílias. “Além de procurar agilizar o processo de adoção, é importante acompanhar a dinâmica da família após receber a criança ou adolescente, a fim de que pais e filhos recebam toda a ajuda necessária para a adaptação e não se sintam sozinhos nesse trajeto”, argumentou.
Paralelamente a aprovação da lei, Olímpio destacou o trabalho voluntário desenvolvido pelo Grupo de Apoio à Adoção de Resende Filhos do Amor (GAARFA) no município. “A participação da entidade será fundamental durante a comemoração da semana. O grupo é uma organização sem fins lucrativos, que promove palestras para candidatos a pais adotivos, encontros com especialistas no tema, entre outras atividades de apoio às famílias antes e depois do processo da acolhida da criança”, enfatizou o parlamentar.
GAARFA NO SUL FLUMINENSE
Criado em 2013 o GAARFA se constitui também no único do gênero no sul fluminense e conta com 80 integrantes, entre interessados em adotar uma criança e demais voluntários que se identificam com a proposta da entidade. Além de Resende, o grupo atende famílias de outros municípios fluminenses e até mesmo do estado de São Paulo, reunindo um total de 25 casais sendo acolhidos no momento.
Para prestar apoio às famílias desde a busca pelo Cadastro Nacional de Adoção até a integração da criança ao lar, o grupo conta também com o auxílio de entidades de adoção estaduais e federais, bem como de profissionais, como assistentes sociais e psicólogas da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Resende.
Em vigor desde abril de 2008, o Cadastro Nacional de Adoção representa uma ferramenta criada para ajudar juízes das varas de infância e da juventude a cruzar dados e localizar pretendentes à adoção. O cadastro é feito pela Justiça de cada estado e os dados são unificados, de forma que famílias de um determinado estado possam encontrar uma criança para adoção em qualquer outra parte do país.
O sistema tem registrado mais de 30 mil pretendentes e 5,4 mil crianças e adolescentes aptos a serem adotados. A grande maioria dos interessados, porém, procura bebê ou crianças mais novas, que são minoria no cadastro.
http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=3&cod=35707

Nenhum comentário: