quarta-feira, 14 de outubro de 2015

LAR MARIA JOÃO DE DEUS ATENDERÁ APENAS CRIANÇAS DO INTERIOR DO PIAUÍ (reprodução)

14/10/2015
As crianças que já estavam no abrigo permaneceram, mas as próximas crianças de Teresina serão encaminhadas ao Abrigo Reencontro
O “Lar da Criança” Maria João de Deus, que abriga menores em situação de risco, está passando por um reordenamento, conforme uma lei de 2009. De acordo com os novos moldes, cada instituição de acolhimento deve atender, no máximo, até 20 crianças. O Lar de Maria, que tinha capacidade para receber 60 crianças com até 12 anos, atualmente acolhe 38 menores.
Segundo a auxiliar administrativa da Casa, Joelma Moraes, o município de Teresina tem a competência de atender as crianças da capital, e o Lar Maria João de Deus ficará com os menores vindos do interior do Piauí. “A casa do município [Abrigo Reencontro] já está funcionando e recebendo crianças, então estamos nos readaptando. A lei fala até um percentual que precisa diminuir a cada ano para atingir o limite de crianças, como rege a lei”, explica.
Joelma Moraes destaca que ao Lar Maria João de Deus não está sendo dividido. As crianças que já estavam no abrigo permaneceram sob os cuidados da entidade, mas as próximas crianças de Teresina que precisarem de abrigo já serão encaminhadas ao Abrigo Reencontro. Quanto às crianças vindas do interior, a auxiliar administrativa ressalta que, caso necessite, o menor poderá ser deslocado para o abrigo municipal, se houver vaga disponível.
“Em Piripiri, tem até casa de acolhimento, mas não tem nenhuma criança e aqui nós temos crianças daquela cidade, que estão conosco porque eles não têm estrutura para recebê -las. Outras casas de acolhimento também estão se readequando a essa lei, porque não há possibilidade de dar assistência a 60 crianças, de forma individualizada e específica. Aqui nós já chegamos a ter 26 pessoas em um só quarto; já chegamos a ter 84 crianças na casa, então estamos tentando apenas seguir a lei”, relata.
Com essa readequação, Joelma Moraes afirma que será possível cuidar de cada criança de maneira mais detalhada, conhecendo especificamente suas necessidades. O surgimento de outras casas de acolhimento também tem contribuído para que esse reordenamento favoreça, sobretudo, as crianças que são acolhidas nesses espaços, que recebem mais atenção dos cuidadores.
“A ideia é que eles sejam tratados como família, que eles vejam esse espaço de acolhimento como uma casa. Imagina uma mãe cuidar de 60 filhos, não tem condição, nem de gravar tantos nomes. Então, a intenção é essa, é aproximar cada vez mais as crianças e que elas sejam tratadas como família”, finaliza.
LAR MARIA JOÃO DE DEUS
O Lar Maria João de Deus é destinado a atender crianças de 0 a 12 anos, e conta com adolescentes de até 18 anos em condição especial, que vivem em diferentes situações. Algumas para adoção, outras em processo de destituição e, ainda, aquelas que estão apenas temporariamente até que os problemas em família sejam resolvidos.
A instituição é mantida pelo Governo do Piauí, através da Sasc (Secretaria da Assistência Social e Cidadania), mas está aberta a receber auxílio da comunidade em geral. Quem desejar fazer alguma atividade, como passeios, festas, excursões, entre outros, pode procurar a direção da casa para agendar e obter mais informações. O Lar da Criança Maria João de Deus fica localizado na Rua Empresária Giza - s/n, bairro Vila Operária. O telefone para contato é o 3213- 1770.
CASA REENCONTRO
A Casa Reencontro, com quase um ano de existência, atende apenas crianças do município de Teresina com idade de 0 a 12. A instituição tem capacidade para acolher até 20 crianças, de ambos os sexos. O local dispõe de seis vagas para berçário, sete vagas para meninos e sete vagas para meninas.
As crianças da Casa Reencontro são oriundas de famílias com violações de direitos que têm seus vínculos familiares rompidos, e isso ocorre devido a violências físicas e/ou sexual, negligência, maus-tratos ou uso de substâncias psicoativas pelos pais. A Casa fica localizada na Rua Odilo Ramos, s/n, bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina.
Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia


Reprodução por: Lucas H.

Nenhum comentário: