segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

EVERTON E ANDRÉ: SPORTV REPÓRTER UNE "PAI E FILHO" QUE ESPERAVAM ADOÇÃO (Reprodução)

26/02/2016
Por SporTV.com
Rio de Janeiro
Educador carioca, que aguardava na fila por criança de até seis anos, se emociona com pernambucano de 10 anos em reportagem do SporTV e história tem final feliz
“Foi emocionante. Se vocês acham que esporte é que é emocionante, não, adote só uma criança para você ver”. A frase é de André Couto, um dos personagens de uma história que começou no SporTV Repórter e que mudou não só a vida do educador carioca, mas também a de Everton Thiago, de 10 anos, que agora tem no nome a companhia do sobrenome "Couto".
A história começou há dois meses, quando o SporTV Repórter exibiu um programa sobre a vida de Marlone, jogador que hoje defende o Corinthians. O tema central do episódio era adoção. A repórter Bruna Gosling ouviu juízes, acompanhou grupos de apoio, visitou abrigos e conheceu um menino que encantou muita gente. Havia sete anos que ele esperava por uma família e, depois de aparecer no SporTV, Everton encontrou um novo lar e um pai.
- É aquela história, muito cuidado com seus desejos. Eles podem se realizar (risos). As pessoas falavam: “Nossa, você é muito corajoso de fazer isso”. Uma criança sair aos 10 anos de idade da sua rede de afetividade, olhar para alguém que está se apresentando como o futuro pai e dar a mão e dizer “vamos juntos, estou confiando em você”, isso é coragem - disse André, em casa na companhia do filho do coração.
André Couto tem 37 anos e trabalha com educação e jogos virtuais. A vontade de ser pai surgiu aos 30, durante uma viagem de mochileiro pela Europa. Em julho de 2014, ele entrou para a lista de pretendentes do Cadastro Nacional de Adoção. Naquele momento, ao determinar um perfil, André pretendia encontrar uma criança de quatro a seis anos e meio, e no Rio de Janeiro. Quis o destino que ela tivesse 10 anos e morasse no Recife. Mas o SporTV estava lá os apresentar à distância.
- A partir do momento que você é habilitado, a única coisa que você pensa é: "Como será meu encontro com meu filho?" É uma questão de tempo! Jamais passou pela minha cabeça, eu não seria tão criativo ao ponto de achar que conheceria meu filho pela televisão, isso foi inacreditável. E olha que sonhei muito - contou André, que viu a reportagem do SporTV Repórter através da internet, depois que uma amiga postou a história nas redes sociais.
O SporTV Repórter foi ao ar na semana do Natal, dia 22 de dezembro. O filho do coração era Marlone, jogador que passou por Vasco, Cruzeiro, Fluminense, Sport e, hoje, defende o Corinthians. Marlone foi adotado por Jaldo e Eunice ainda na maternidade em Augustinópolis, no norte do Tocantins. A equipe do SporTV Repórter viajou até a cidade, relembrou a infância do meia e contou como foi o reencontro com Marlon, o irmão gêmeo de Marlone. Além disso, destacou a campanha de adoção lançada pelo Sport na Arena Pernambuco. Quem estava lá? Everton.
- Naquele momento que vi o Everton alguma coisa dentro de mim falou muito claramente: é o meu filho! E a partir desse momento, acho que posso falar, comecei a chorar! E aí aparece a entrevista com ele, os gostos, os sonhos (...). Fui num crescente de encantamento e tenho certeza de que o Everton não encantou só a mim, mas a muitas pessoas. Aliás, ficava indignado com o SporTV, porque vocês repetiram demais esse programa, cada vez que via, dizia: “não, ele é meu! Não pode aparecer!”. Cada vez que repetia, falava: “não, de novo não, vão ver o Everton, quero esconder ele” (risos).
Quarenta e duas famílias tentaram adotar o Everton. Por estar habilitado há mais tempo e com os documentos em dia, André foi escolhido pelo juizado. Enquanto ele comemorava de um lado, Marlone festejava do outro, já que a equipe do Canal Campeão fez questão de dividir a notícia com o jogador.
- Para mim foi motivo de muita alegria, porque também sou adotivo e é ruim você ficar sem rumo, sem família, sem um abraço, sem algo até para falar para os seus amigos: "Tenho um pai, tenho uma mãe". Quando recebi essa notícia fiquei emocionado porque me coloquei no lugar da criança - contou o jogador.
A primeira aproximação de André com Everton foi por carta, ou melhor, um abecedário. Depois, mais alguns contatos pela internet. No Recife foram duas semanas de convivência às vésperas do Carnaval. Até que pai e filho desembarcaram no Rio de Janeiro. Everton desfilou na escola mirim Golfinhos que levou para a avenida o enredo "Fazer o bem sem olhar a quem".
Agora, Everton tem um quarto todinho só para ele. O sapo de pelúcia, que serviu de escudo para a timidez no abrigo, continua por perto, ao lado de brinquedos, livros, elementos escolhidos cuidadosamente por André para que o filho não esqueça as origens, tampouco os irmãos, Fernando e Anderson, com quem vai manter contato. A timidez das câmeras não deixou Everton expor em palavras o que sentia, mas estava em seus olhos.
- Esse quarto só foi montado dessa forma por conta da matéria. A história do mapa veio da brincadeira dele dizer que quer conhecer Nova York, bom, ele gosta de viajar tanto quanto eu, vamos colocar o mapa e marcar ao longo do tempo os lugares que a gente passar! O meu centro de gravidade foi alterado. E a bagunça na casa agora é positiva! É tudo que eu quero, é isso, estou feliz por isso! E agora é a gente viver.
Felicidade compartilhada com a equipe do SporTV e com as 41 famílias que também se encantaram por Everton, que de agora em diante atende por Everton Couto. Para quem não assistiu ou quer rever o programa "O filho do coração", basta clicar aqui.
ASSISTA AO VÍDEO:

http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2016/02/everton-e-andre-sportv-reporter-une-pai-e-filho-que-esperavam-adocao.html (Link Oficial)

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: