quarta-feira, 29 de junho de 2016

No AP, 147 pessoas estão na fila para adotar crianças e adolescentes (Reprodução)

28/06/2016 20h58

No Amapá, 147 pessoas estão na fila da adoção, segundo o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), com base no Cadastro Nacional de Adoção. Na Região Norte, 1.172 estão cadastrados no sistema para adotar crianças e adolescentes.

De acordo com a Justiça, o número diminui quando reunidas as pessoas interessadas em adoção de menores que têm 10, 15 ou até 17 anos. O Tjap informou que há muitas crianças acima dos 9 anos em abrigos que aguardam pela oportunidade de encontrar um lar.

Segundo a presidente da Sociedade Amapaense de Apoio à Adoção (Saad), entidade sem fins lucrativos, Cássia Navarro, o importante aos olhos da Justiça é sempre o melhor interesse das crianças e o vinculo afetivo construído no lar adotivo, e não a questão biológica.

Adoção é um ato legal de ter como filho alguém concebido por outra pessoa. Podem adotar pessoas maiores de 18 anos, com 16 anos a mais que a criança ou adolescente que quer adotar, independentemente do estado civil ou gênero.

Avós ou irmãos da criança não podem adotá-la. Estrangeiros também podem adotar por meio da decisão de uma comissão a que serão submetidos judicialmente.

O processo de adoção começa com um cadastro na Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amapá, através de uma petição. A família que vai receber a criança passa por um estudo psicossocial, deve participar de curso preparatório, e, se o cadastro for autorizado, entra no cadastro de residentes no Amapá.

Original disponível em: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2016/06/no-ap-147-pessoas-estao-na-fila-para-adotar-criancas-e-adolescentes.html

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: