segunda-feira, 20 de junho de 2016

Usuária de drogas abandona 6º filho ao dar à luz na Santa Casa de Barretos (Reprodução)

16/06/2016 17h14


Uma mulher de 28 anos abandonou o sexto filho após dar à luz na Santa Casa de Barretos (SP). A criança, que nasceu na sexta-feira (10), recebeu alta do hospital e foi encaminhada para uma casa de acolhimento no início desta semana, onde vai esperar pela adoção, informou o Conselho Tutelar.
A mãe é usuária de drogas e deixou outro recém-nascido depois do parto no ano passado, segundo a entidade.
A mulher não foi encontrada desde que deixou o centro médico na tarde do sábado (11) e nenhum familiar foi localizado, informou o Conselho. O Ministério Público e a Justiça foram notificados.
Segundo a conselheira Rosângela Carvalho, que acompanhou todo o caso, a mãe pode responder por abandono de incapaz. "Ela não voltou mais e não sabemos o paradeiro dela. Por isso, na segunda-feira entramos em contato com o Fórum", afirma.

Bebê abandonado

A mãe foi submetida a um parto normal na manhã de sexta-feira e ficou sob observação na Santa Casa de Barretos até o dia seguinte, relata Rosângela.
De acordo com o hospital, o procedimento foi realizado com sucesso e a criança, que permaneceu em observação até o início desta semana, não apresentou problemas de saúde.
A mulher, no entanto, não voltou para ver o filho. "Tínhamos marcado com ela na segunda-feira [13] pela manhã e ela não compareceu. A Santa Casa informou também que ela não tinha comparecido nenhum dia."
Mediante o sumiço da mulher, o Conselho Tutelar encaminhou a criança para um abrigo no município que acolhe crianças de até 12 anos.
De acordo com Rosângela, antes de o abandono se configurar, a mulher já havia demonstrado desinteresse em relação à criança. Além disso, o órgão já conhecia o histórico de abandono dos outros cinco filhos.
"Ela não mostrou nenhum interesse pela criança, demonstrou frieza muito grande na hora em que falamos que a criança ficaria por mais alguns dias no hospital", relata a conselheira.
Rosângela também afirma ter apurado que os dados passados pela mãe ao hospital são desencontrados e que o endereço informado para sua permanência com o filho após o parto é de uma casa onde vivem usuários de drogas.
Antes de ser colocada para adoção, a Justiça deve iniciar o processo de destituição do poder parental, ou seja, da relação de maternidade entre a usuária de drogas e a criança.

Original disponível em: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/06/usuaria-de-drogas-abandona-6-filho-ao-dar-luz-na-santa-casa-de-barretos.html

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: