terça-feira, 1 de maio de 2012

Resenha do meu livro Pai Adotivo


Resenha do livro Pai Adotivo escrito por Luana Costa: No livro o autor Anderson Hernandes compartilha conosco o sofrimento que ele e sua esposa Ana passaram por não conseguirem gerar um filho biológico, a luta até conseguirem adotar Giovanna e Claudio e o preconceito das pessoas com relação à adoção. É cativante. Sempre fui apaixonada pela idéia da adoção. Desde os 7 anos sonhava que um dia adotaria uma criança e conforme fui crescendo o desejo foi se intensificando. Não sei ao certo como ou por que esse sonho nasceu em mim (até onde sei posso conceber perfeitamente e esse desejo não é muito comum em crianças), ele pode ter surgido pela cultura da minha família por parte de mãe que possui certa tradição em adoção e pela mídia através dos seriados Punky, a levada da Breca; Chiquititas e Chaves. Faz 13 anos e 9 meses que penso sobre isso e nunca cogitei não realizá-lo. O livro confirmou muito do que eu já sabia ou imaginava do processo de adoção, a demora, a burocracia, a preferência por crianças recém nascidas, a dificuldade de adaptação de crianças maiores (provavelmente mais da parte dos pais do que dos filhos), a resistência a adoção de irmãos etc. . O autor comenta também do preconceito que algumas pessoas têm com relação à adoção e os tipos de comentários que são feitos por elas. Eu me identifiquei bastante nessa parte, durante a adolescência contei o meu desejo de adotar para as minhas amigas e uma delas falou varias frases que o autor cita como exemplo. Eu simplesmente pude reviver aquela conversa. Se você sonha em completar a sua família através da adoção esse livro é pra você. Quotes: “Para mim, dizer que adotei meus filhos seria uma injustiça com eles por todas as alegrias que me dão, portanto costumo dizer que eu fui adotado como pai” “Antes de ser pai eu não sabia que alguém tão pequenino poderia trazer uma felicidade tão grande ao dizer a palavra pai.” “No momento que a peguei no colo tudo mudou. É difícil de explicar, mas foi como se ela tivesse acabado de nascer e fosse minha filha de verdade.” “Muitas vezes fui indagado se eu não tinha vontade de ter um filho biológico, como se adotivo não fosse filho de verdade.” “A insegurança da criança é muito comum, se foram vítimas de abandono, elas tendem a sentir enorme medo de serem novamente abandonadas.” “Pai te amo tanto que até dói meu coração” “Sempre pensei sobre como as pessoas são engraçadas. Todos olham para você e pensam que sua vida é perfeita e que não lhe falta nada. Pensam que dor sente somente quem perdeu e não quem nunca teve.” O autor disponibilizou o livro gratuitamente para download: http://www.andersonhernandes.com.br/livro-perfil-profissional/livro/

Nenhum comentário: