terça-feira, 3 de outubro de 2017

28ª Vara realiza mutirão de audiências concentradas em abrigos da Capital (Reprodução)

02/10/2017

A 28ª Vara da Infância e Juventude de Maceió inicia, nesta terça-feira (3), às 9h, nova etapa de audiências concentradas em abrigos da Capital. O objetivo é avaliar processos relacionados a crianças e adolescentes que estão em situação de acolhimento institucional. O trabalho segue orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nesta fase, estão previstas 60 audiências, em sete abrigos de Maceió. O primeiro local visitado pela equipe multidisciplinar da 28ª Vara será o Centro Socioeducativo Deus Proverá, no bairro do Jacintinho. Além da juíza Fátima Pirauá e da psicóloga e assistente social que atuam na Vara, as audiências contarão com participação de membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, dos Conselhos Tutelares e de outras instituições de apoio.

“O objetivo é resolver a situação dessas crianças e adolescentes, que não podem ficar indefinidamente nos abrigos. Para aqueles que têm família, a gente vê a possibilidade de voltarem ao seio familiar. Os que não têm mais nenhum parente são encaminhados para adoção”, destacou Fátima Pirauá, ressaltando que, no caso dos jovens, a equipe também tenta a inserção deles no mercado de trabalho. “Como a adoção nesses casos é mais difícil, tentamos incluí-los no mercado como jovens aprendizes ou em algum curso técnico”, destacou a magistrada.

A primeira etapa do projeto ocorreu entre 9 de maio e 6 de junho deste ano. Nesse período, também foram visitadas sete unidades de acolhimento.
Cronograma das visitas
3 de outubro – Centro Socioeducativo Deus Proverá
4 de outubro – Lar de Amparo a Crianças para Adoção (Laca)
5 de outubro – Aldeias
6 de outubro – Lar Batista Marcolina Magalhães
11 e 30 de outubro – Abrigo Acolher
24 e 31 de outubro – Abrigo Feminino Luzinete Soares de Almeida
25 e 26 de outubro – Casa de Adoção Rubens Colaço 
Fonte: Dicom - TJ-AL

Nenhum comentário: