01/06/2012 18h44 - Atualizado em 01/06/2012 19h17
Paraense de 13 anos é adotado por um casal dos Estados Unidos
Menino estava em um abrigo de Belém e agora vai morar no Alabama.
Este é o 3º caso de adoção internacional autorizado pela Justiça do Pará.
Um adolescente de 13 anos, nascido no Pará, foi adotado por um casal de americanos, em Belém, nesta sexta-feira (1º). A adoção foi promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJE), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai), que é presidida pela desembargadora Dahil Paraense.
Este é o terceiro caso de adoção de um paraense por estrangeiros em 2012, informou a assessoria do TJE. O menino estava em um abrigo do Estado. O processo de adoção está prevista na legislação, mas é longo e criterioso.
O jurista Zeno Veloso explicou que casos desse tipo só ocorrem quando não há interesse dos brasileiros pelas crianças ou adolescentes disponíveis para a adoção. Os estrangeiros candidatos passam por uma verificação rigorosa, durante o processo. Uma equipe multidisciplinar acompanha passo a passo os trabalhos.
A adoção do menino, nesta sexta-feira, “deve ter sido feita com muito cuidado”, considerou Veloso. “A criança vai ser bem amparada”, afirmou o jurista, ao enfatizar os critérios adotados hoje no Brasil para a adoção internacional.
A assessoria de imprensa do TJE não informou detalhes sobre o casal que adotou o menino paraense. Mas adiantou que os pais adotivos do adolescente são um auditor fiscal e uma contadora do estado do Alabama.
Eles “já possuem quatro filhos biológicos e ainda pretendem adotar as duas irmãs, de 10 e 15 anos, do menino paraense”, informou o site do TJE. O adolescente está passando por um período de adaptação com a família, tempo em que também está aprendendo a falar inglês.
Em julho, deverá seguir em definitivo com a família para os EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário