quarta-feira, 11 de novembro de 2015

CASA LAR LUZ DO CAMINHO CUIDA DE CRIANÇAS COM ABSTINÊNCIA DE DROGAS EM FLORIANÓPOLIS (reprodução)

09/11/2015
A Casa lar Luz do Caminho, localizada nos Ingleses, em Florianópolis, fará um curso para novos cuidadores e voluntários no próximo dia 14 de novembro, sábado, das 09 horas às 17 horas. Neste curso é apresentado a metodologia utilizada na Casa Lar para capacitar os futuros cuidadores de trabalhar com as crianças.
A Casa atende crianças de zero a cinco anos de idade com abstinência de droga. Em quatro anos de fundação, 73 crianças já passaram pelo local. Os bebês vêm de famílias que perderam a guarda de seus filhos pelo uso de drogas ou falta de condições de criar o neném. A Vara da Infância direciona os bebês para o acolhimento da casa lar, onde eles também passam por tratamento para superar a abstinência de drogas.
A casa surgiu depois que uma menina de nove anos de idade pediu que seu pai pegasse as crianças abandonadas nas ruas e as acolhessem. O pai se sentiu mobilizado e fez um financiamento para adquirir um imóvel, reuniu amigos e fundaram a Casa lar Luz do Caminho.
RECÉM NASCIDOS COM ABSTINÊNCIAS
Choros compulsivos e constantes por até oito horas diárias. Quem olha os bebês desta forma não faz ideia do que passaram quando ainda estavam na barriga da mãe. Durante a gestação, a mãe usou crack. Os bebês sofrem de abstinência pela falta da droga. Este é o perfil da maioria das crianças que vêm para a Casa Lar Luz do Caminho, nos Ingleses, Norte da Ilha.
Os recém-nascidos chegam até a Casa através da Vara da Infância. A promotora costuma acompanhar as mães que não fazem o pré-natal, um procedimento padrão, que previne doenças no bebê. A falta do pré-natal é um forte indício de que não está havendo zelo com a gestação e, portanto, é comunicado a Vara da Infância e encaminhado para a Casa Lar.
PROJETO PEIXINHO FELIZ
O projeto intitulado peixinho feliz leva as crianças para a natação três vezes por semana. O objetivo é combater os possíveis problemas respiratórios nos pequenos por conta do contato direto com as drogas durante a gestação.
O projeto Peixinho Feliz procura aproximar as crianças acolhidas pela casa a natação. Fortalece o sistema respiratório, incentiva a confiança, o conhecimento ao seu corpo, o contato social com outras pessoas, estimula a independência e o aproxima de noções de responsabilidade. Além de tudo é uma diversão para os bebês. Mas para isso, necessita do apoio de voluntários e pessoas que consigam doar uma quantia em dinheiro para ajudar a manter os pequenos na recreação.
CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS
A ONG abriu um novo curso para cuidadores e voluntários, neste curso é apresentado a metodologia utilizada na Casa Lar para capacitar os futuros cuidadores de trabalhar com as crianças.
O curso é gratuito e acontecerá em 14 de novembro, sábado, das 09 horas à 17 horas, é oferecido um almoço no valor de R$ 15 e a inscrição deverá ser efetuada através do e-mail casalarluzdocaminho@gmail.com, para mais informações nos telefones: (48) 3206-9519 / 8447-7176 / 9632-4260.


Reproduzido por: Lucas H. - (21) 986289127

Nenhum comentário: