segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PELA INTERNET, MÃE REVÊ FILHA ADOTADA NO RS POR FAMÍLIA ALEMÃ HÁ 29 ANOS (reprodução)

27/11/2015
Cláudia Alessi
Da RBS TV
Doméstica gaúcha Salete dos Santos não tinha dinheiro para cuidar da filha. Da Alemanha, Anna mandou mensagens para Erechim (RS) em busca da mãe.
Depois de 29 anos sem ver a filha, a empregada doméstica Salete dos Santos, de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, reencontrou Anna com a ajuda da internet. Sem dinheiro para criar a menina, Salete havia entregado o bebê para adoção.
“Vai ser melhor para ela. Ela vai ter tudo o que eu não vou poder dar”, pensou a doméstica há quase três décadas.
Salete, que hoje vive na cidade gaúcha Getúlio Vargas, nem chegou a sentir a criança nos braços. Ela foi adotada por uma família da Alemanha.
Salete conta que viver longe da menina nunca foi fácil. “Ano a ano, eu contava quando chegava aniversário dela. Batia meu coração porque ela estava de aniversário. Foi difícil esse tempo, foi muito difícil para mim”, recorda.
REENCONTRO FOI FEITO PELA INTERNET (FOTO: REPRODUÇÃO/RBS TV)
O reencontro parecia impossível. Mas, do outro lado do Atlântico, Anna, que se tornou enfermeira, cresceu alimentando o desejo de conhecer a mãe brasileira. Desde criança, ela soube que era adotada.
Durante essa semana, Anna mandou uma mensagem se identificando e contando um pouco da história dela para várias mídias de Erechim, sua cidade natal. Em poucas horas, ela conseguiu encontrar a mãe.
Embora não saiba falar português, Anna, aproveitou para mostrar o marido à mãe biológica. Ela é casada com um senegalês, que trabalha como tradutor.
"Hoje, para mim, é uma vida nova. Estou conhecendo minha filha e meu genro e eu estou muito feliz. Estou chorando não de tristeza, mas de alegria por enxergar essa minha filha, que é tão linda”, revela Salete.
"Eu estou feliz com meus pais adotivos, mas sempre quis conhecer as minhas origens. Eu estou ansiosa e esperei por esse momento durante muito tempo", afirma Anna, que não culpa a mãe biológica, nem julga a decisão dela.
SEGREDO DESCOBERTO
Na casa onde Salete trabalha, todos se comoveram com a história. “A gente sentia que ela tinha alguma coisa. Eu sempre dizia para a minha esposa: ‘a Salete tem alguma coisa que ela não pode contar, né? Ela sofre muito’. Então, eu disse para ela: ‘vê se agora ela larga aquela tristeza, aquela dor que ela tinha por dentro’”, comenta o empresário Luiz Walter Andreeta, patrão de Salete.
A doméstica aproveitou o encontro virtual para fazer um convite à família de Anna: “Eu quero que vocês venham para cá, logo, logo. Agora eu vou ficar mais ansiosa para tocar nela”, diz.


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: