segunda-feira, 16 de novembro de 2015

SAIBA COMO É PROCESSO DE ADOÇÃO DE ADOLESCENTES E CRIANÇAS EM SANTA CATARINA (reprodução)

12/11/2015
Por Fernanda Ribas
Adotar uma criança ou adolescente demanda tempo e paciência. O período de espera na fila do cadastro varia conforme as preferências do casal. Quanto mais restrito o perfil da criança, mais tempo irá demorar. Neste ano, há 258 pretendentes, mas apenas nove adoções efetivamente ocorreram em Blumenau. A realidade é a mesma no Estado: são 3.135 interessados e 1.392 crianças e adolescentes na lista. Dos interessados em adotar, 80% querem crianças de até três anos, preferencialmente meninas e sem irmãos.
CONHEÇA QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA ADOTAR UMA CRIANÇA EM SANTA CATARINA:
1. O PROCESSO DE ADOÇÃO COMEÇA NA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE no fórum da comarca da cidade onde os interessados em adotar moram. É lá que é possível dar início à inscrição no Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo (Cuida).
2 - Após essa etapa, a Justiça agenda a ENTREVISTA PARA O INTERESSADO ESCOLHER TIPO FÍSICO, IDADE E SEXO, E PASSA UMA LISTA DE DOCUMENTOS para fazer o cadastro no sistema, como comprovantes de renda e certidão de antecedentes criminais.
3 - Os documentos são analisados e os interessados chamados para DUAS ENTREVISTAS. O objetivo é avaliar condições financeiras, emocionais e o estilo de vida da família. Os pretendentes também são obrigados a frequentar cursos preparatórios ministrados junto ao Poder Judiciário.
4 - Com laudos e informações da família, o JUIZ DEFINE SE O INTERESSADO ESTÁ APTO E O INCLUI NA LISTA DE PRETENDENTES, cruzando as informações com as das crianças. Quando a sentença de Habilitação para Adotar é julgada eles concorrem à adoção.
5 - A FAMÍLIA ESPERA até surgir uma criança com o perfil que procura.
6 - PRETENDENTES E CRIANÇA SE CONHECEM. Primeiros contatos são monitorados pela Justiça.
7 - Se tudo ocorrer bem e a avaliação técnica for positiva, a CRIANÇA PASSA A MORAR COM A FAMÍLIA, QUE RECEBE A GUARDA PROVISÓRIA ATÉ A CONCLUSÃO DO PROCESSO.
8 - Assim que o juiz proferir a SENTENÇA DE ADOÇÃO, a criança passa a ter sobrenome da nova família e os mesmos direitos de um filho biológico.
Fonte: Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Blumenau e Vara da Infância e da Juventude
JORNAL DE SANTA CATARINA

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: