quarta-feira, 11 de novembro de 2015

CATANDUVENSES LANÇAM 2ª OBRA QUE FALA SOBRE DUPLA PATERNIDADE (reprodução)

10/11/2015
Karla Sibro
Da reportagem local
O evento acontecerá no Centro Cultural, a partir das 20 horas
Nesta terça-feira (10), no Centro Cultural acontece o lançamento do livro ‘Dois Pais, Sim!’, de autoria dos cabeleireiros Vasco da Gama e Júnior de Carvalho. A obra retrata histórias da primeira adoção feita por um casal homossexual do Brasil e é o segundo livro lançado pelo casal. O evento tem início às 20h e está dentro da programação da 8ª Semana da Diversidade que começou ontem (9) e vai até o dia 15 de novembro. A semana é realizada pelo Sesc Catanduva em parceria com o Grupo Reveja – Ação e Pesquisa da Diversidade Sexual de Catanduva e Região.
“Neste segundo livro mais amor e carinho são revelados com a segunda adoção do casal, Helena, irmã biológica de Theodora que juntas formaram um exemplo e uma nova família, cheia de amor e superação”, destaca Vasco.
Vasco e Júnior são pais de Theodora, 14 anos e Helena, 4 anos.
De acordo com Vasco o primeiro livro teve sua edição esgotada, pois foi uma referência e um marco na questão de adoções homoafetivas no Brasil. Nesta segunda edição os autores conseguiram o apoio do Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Estado da Cultura por meio do Programa de Ação Cultural. A primeira edição também recebeu o mesmo apoio do Estado.
“Algumas mudanças acontecem nesta segunda edição, o nome passou a ser uma frase afirmativa “Dois Pais, Sim!”, e traz mais algumas histórias com a adoção da filha caçula Helena, adotada aos nove meses e irmã biológica de Theodora. Sim! Irmãs biológicas, esta coincidência também esta no segundo livro assim como a lauda dos juízes no caso do deferimento das duas adoções”, explica Vasco.
“Como o caso da adoção de Theodora Carvalho da Gama foi um marco que gerou jurisprudência para muitos outros casos, o livro é um excelente material de pesquisa para alunos do curso de direito, psicologia, assistência social e jornalismo em todo o país”, relata Vasco ao mencionar que todos os meses desde a adoção de Theodora sempre atende alunos que estão concluindo os seus cursos e precisam de informações para seus trabalhos de conclusão.
Para Júnior, o livro mostra o dia a dia do casal e que acima de qualquer preconceito, o amor reina no lar da família.
“A minha visão do texto é de admiração, que se manifesta no campo do discurso amoroso e exige um olhar terno, ainda mais se tratando da história de nossas filhas. Este livro vai além da concepção comum sobre a adoção e nos mostra aquilo que para muitos pode não ser natural, mas para o autor é poesia”, relata Junior de Carvalho.


Reproduzido por: Lucas H. - (21) 986289127

Nenhum comentário: