segunda-feira, 4 de abril de 2016

CURSO DE PREPARAÇÃO À ADOÇÃO DA CAPITAL TEM RECORDE DE PARTICIPANTES (Reprodução)

01/04/2016
Da redação
Teve início na noite de ontem (31), no auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande, o primeiro Curso de Preparação à Adoção (CPA) da Capital de 2016. Com o número recorde de 146 participantes, a partir desta edição o CPA será composto por oito encontros, cada etapa com uma temática diferente, no total de 24 horas. O curso é destinado a pessoas de ambos os sexos, qualquer que seja o estado civil, maiores de 18 anos, e que tenham interesse na adoção.
De acordo com a juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande, Katy Braun do Prado, com o aumento da carga horária neste ano serão tratados temas que não vinham sendo abordados nas edições anteriores, como a importância da revelação da origem biológica da criança, a questão relativa ao nome da criança, se é bom mudar ou não, a hereditariedade, os desafios que a adoção apresenta na fase de adolescência, dentre outras temáticas.
"Vamos trabalhar com dinâmicas para tornar todo o processo de aprendizado dos pretendentes mais leve e também dando a eles a oportunidade de se manifestarem. Em edições anteriores, tanto o juiz quanto os técnicos falavam bastante e o papel dos pretendentes era apenas ouvir. Dessa vez, nós queremos que eles também sejam protagonistas do processo", destacou a juíza.
O curso tem como base o Programa de Formação para núcleos de preparação para adoção e apadrinhamento afetivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com conteúdo proprosto pelo grupo de apoio à adoção Aconchego, de Brasília, que preparou material e disponibilizou para as varas de infância de todo o país. "Temos uma preocupação muito grande com a qualidade dos pretendentes que vamos inserir no Cadastro Nacional de Adoção, porque infelizmente a realidade nacional é de que 15 % dos pretendentes à adoção devolvem as crianças ainda no período de estágio de convivência. Como isso representa para as crianças um trauma muito grande, queremos evitar que aconteça com os nossos pretendentes de Campo Grande", ressaltou.
PRETENDENTES
Dentre os 146 pretendentes para adoção que participam desta edição do CPA estão Luciano e Paula dos Santos. Ele, de 32 anos, é professor de Karatê, e ela, de 33, é criadora de cachorros shitzu. O casal já tem uma filha biológica de 10 anos e, de um tempo para cá, alimenta a ideia de aumentar a família.
"Sempre tive vontade de ter família grande. Engravidei da Ana, tive muitos problemas durante a gestação e ela foi crescendo, pedindo um irmão. Como não tenho vontade de engravidar pelos problemas que tive, a gente foi pensando, alimentando a ideia da adoção e agora estamos maduros o suficiente para esse próximo passo", afirmou Paula, destacando que o sexo e a raça da criança são indiferentes, mas a idade pretendida é de 0 a 3 anos.
"Como trabalho com crianças, vejo a carência que existe e nós podemos contribuir por meio da adoção. Essa é a minha vontade", concluiu Luciano.
CPA
O Curso de Preparação à Adoção (CPA) constitui, em sua totalidade, uma forma de desconstruir os paradigmas que permeiam o imaginário dos pretendentes à adoção. O curso tem a finalidade de preparar os candidatos para lidar com os diferentes aspectos que atravessam o processo de adoção. O CPA possui respaldo legal, por meio da Lei nº 12.010/20092, que dispõe sobre a adoção e a Lei nº 8.069/19903, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O curso de preparação para adoção totalizará 24 horas, distribuídas em 8 encontros, com 3 horas cada, quando serão abordadas diversas temáticas sobre o processo de adoção, como os aspectos legais, psicológicos, sociais, genéticos, entre outros. Os encontros serão realizados nos dias 31/03 e 01/04; 14/04 e 15/04; 27/04 e 28/04; 12/05 e 13/05. O CPA será construído de forma conjunta com uma equipe multidisciplinar, assim como o apoio de famílias que passaram pelo processo de adoção.
No primeiro encontro explicou-se o funcionamento do CPA, foram apresentados os aspectos jurídicos pela juíza Katy Braun, e aplicado o questionário diagnóstico de motivação. Dentre outras atividades, no encontro desta noite serão apresentados os dois primeiros capítulos do livro Pedagogia da Adoção, de Luiz Schettini Filho.


Original disponível em: http://www.oliberdade.com.br/capital/curso-de-preparacao-a-adocao-da-capital-tem-recorde-de-participantes

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: