segunda-feira, 11 de abril de 2016

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA ADOÇÃO REGISTRA RECORDE DE INSCRIÇÕES EM MS (Reprodução)

07/04/2016
Com o número recorde de 146 participantes, teve início no dia 31 de março o primeiro Curso de Preparação à Adoção (CPA) de Campo Grande (MS) no ano, no auditório do Tribunal do Júri do fórum da capital. A partir desta edição, o CPA será composto por oito encontros, cada etapa com um tema diferente, em um total de 24 horas. O curso é destinado a pessoas de ambos os sexos, qualquer estado civil, mai...ores de 18 anos e que tenham interesse na adoção.
Com maior carga horária, serão tratados temas que não vinham sendo abordados em edições anteriores, como a importância de revelar a origem biológica da criança, a questão relativa ao nome, a hereditariedade e os desafios que a adoção apresenta na adolescência, entre outros, segundo a juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande, Katy Braun do Prado. “Vamos trabalhar com dinâmicas para tornar todo o processo de aprendizado dos pretendentes mais leve e também dando a eles a oportunidade de se manifestarem”, disse.
“Em edições anteriores, tanto o juiz quanto os técnicos falavam bastante e o papel dos pretendentes era apenas ouvir. Dessa vez, queremos que eles também sejam protagonistas do processo”, reforçou a magistrada.
O curso tem como base o programa de formação para núcleos de preparo para adoção e apadrinhamento afetivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), com conteúdo proposto pelo grupo de apoio à adoção Aconchego, de Brasília, que preparou o material e o disponibilizou para as varas de infância de todo o país. “Temos uma preocupação muito grande com a qualidade dos pretendentes que vamos inserir no Cadastro Nacional de Adoção, porque infelizmente a realidade nacional é de que 15 % dos pretendentes à adoção devolvem as crianças ainda no período de estágio de convivência. Como isso representa para as crianças um trauma muito grande, queremos evitar que aconteça com os nossos pretendentes de Campo Grande”, disse.

PARADIGMAS
O Curso de Preparação à Adoção (CPA) constitui um meio de desconstruir os paradigmas que permeiam o imaginário dos pretendentes à adoção. O curso tem a finalidade de preparar os candidatos para lidar com os diferentes aspectos que atravessam o processo de adoção. O CPA possui na Lei 12.010/2009, que dispõe sobre a adoção, e na Lei 8.069/1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O curso totalizará 8 encontros, com 3 horas cada, quando serão abordadas diversas questões sobre o processo de adoção, como aspectos legais, psicológicos, sociais e genéticos. O CPA é construído por uma equipe multidisciplinar, assim como o apoio de famílias que passaram pela adoção. No primeiro encontro, foi explicado o funcionamento do CPA, apresentados os aspectos jurídicos pela juíza Katy Braun e aplicado o questionário diagnóstico de motivação.
Fonte: TJMS

Original disponível em:

http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=81988%3Acurso-de-preparacao-para-adocao-registra-recorde-de-inscricoes-em-mt&catid=814%3Ajudiciario&Itemid=4641&acm=1712_8343

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: