quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Corregedoria recebe visita de representantes de entidade de adoção da Itália (Reprodução)

28/11/2016

Na última sexta-feira (25), a Corregedoria-Geral de Justiça recebeu a visita de dois representantes da Associação Il Mantello, da Itália. Gerardina Pacielo, presidente da Associação, e Pasquale D'Avino, tesoureiro e membro do conselho deliberativo da IL Mantello, foram recebidos pela diretora da Secretaria da Corregedoria, Azenaide Rosselli Alencar.

Os representantes da Il Mantello estavam acompanhados da advogada Paula Guitti Leite, representante regional da Associação. Gerardina trabalha há 30 anos com adoção e há 20 atua pela Il Mantello no Brasil, sendo a instituição devidamente credenciada junto à Autoridade Central Administrativa Federal (ACAF) e à Polícia Federal

Questionada sobre a razão de os casais buscarem Mato Grosso do Sul para adoção, Gerardina explicou que a associação trabalha há muito tempo com esse Estado e há um acolhimento muito grande por parte de MS em relação à Il Mantello no que se refere à família e à adoção.

Outro questionamento foi referente às crianças adotadas com relação as quais não recebemos mais relatórios, Gerardina e Pasquale relataram que todo ano é realizada uma festa na sede da Il Mantello, na cidade de Salerno, e as famílias adotantes – não apenas de crianças de MS, mas também de outros estados onde a Il Mantelo tem representação, comparecem. “Inclusive alguns já adultos continuam indo com suas famílias”.

Como está a preparação das crianças para adoção internacional. As crianças brasileiras têm sido bem preparadas? ” As crianças estão sendo bem preparadas, mas isso varia de um estado para outro. A Il Mantello tem representantes regionais em SC, MS, ES, MG, PE, BA e SP, e a preparação depende muito da equipe técnica desses estados, onde estão inclusas várias comarcas, já que a adoção internacional não seria competência exclusiva do Tribunal de Justiça. E existem profissionais maravilhosos”, relata.

Os representantes italianos ressaltaram que é extremamente importante que haja um trabalho com a criança antes do pedido formal de adoção, que a criança saiba que terá uma família por meio da adoção internacional. Assim, ela contou que são realizados vários encontros das famílias com as crianças por skype permitindo que, quando a família chega em MS, já haja a criação de pré-vínculo, um início de afeto.

Desta forma, quando o casal chega ao Brasil para o período de convivência, pais e futuros filhos não são mais tão estranhos um ao outro. “Precisamos de equipe técnica com experiência para trabalhar com essas crianças que, nesse momento, estão abrigadas. As crianças somente vão para família no período de convivência a partir do momento que o casal chega a MS”, completou.

Sobre a importância de se adotar irmãos, a Il Mantello respeita o maior interesse da criança. Dividir irmãos causaria um trauma maior, então a preocupação da associação é que os irmãos fiquem juntos. Houve uma adoção em 2015, na cidade de Jardim, de quatro irmãos e eles não foram separados. Já foi realizada pela Il Mantello, em outro estado, adoção de cinco irmãos.

“Sempre os casais são preparados para fazer o que a Il Mantello chama de família extensa e, como exemplo, citamos a adoção de seis irmãos. Eles são adotados em três famílias diferentes, em grupos de dois, mas com essas famílias morando próximas umas das outras, no máximo meia hora de distância. Os pais que adotam os irmãos serão tios afetivos das outras crianças adotadas por eles e assim se protege o superior interesse das crianças. A preocupação é não quebrar o vínculo biológico porque é a história deles e não se deve tirar da criança o direito à sua história”, concluiu Gerardina.
Secretaria de Comunicação - imprensa@tjms.jus.br

Original disponível em: http://uj.novaprolink.com.br/noticias/1569757/corregedoria_recebe_visita_de_representantes_de_entidade_de_adocao_da_italia#.WD28QyIeBj4.facebook

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: