segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Crianças de orfanato podem passar o Natal com famílias de Araraquara, SP (Reprodução)

21/12/2016

Crianças que vivem em um abrigo de Araraquara (SP) terão a oportunidade de passar as festas de fim de ano nas casas de famílias que comemoram as datas. Criado há mais de 10 anos, o projeto ‘Tios do Passeio’ reúne voluntários interessados em ajudar.

A dona de casa Josélia de Andrade faz questão de proporcionar momentos de alegria aos pequenos. "Não tenho muita coisa para dar, mas o que tenho é muito amor, carinho, gosto de fazer isso. É algo que me preenche, me sinto feliz", disse.

A iniciativa é uma parceria Orfanato Renascer com a Vara da Infância e da Juventude de Araraquara. O abrigo tem capacidade pra atender 30 crianças em situação de risco. Além de casos de morte dos pais, há vítimas de abandono, negligência e violência.

Por isso, todos foram afastados da família por ordem da Justiça. O ‘Tio do Passeio’ é uma possibilidade de fazer com que a turma tenha uma infância exatamente como deveria ser. Cada vez que um voluntário chega, leva um interno diferente. Assim, as aventuras nunca se repetem. “Para a criança poder conviver em um ambiente normal como todas as outras convivem. Para frequentar shopping, cinema, tomar um lanche”, explicou a psicóloga Ana Helena Abritta.

Internação
As crianças vão viver no Renascer enquanto as famílias não puderem recebê-las de volta. Se o problema for, por exemplo, um caso dependência química dos pais, eles serão e encaminhando para órgão específicos como Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) para tratamento. Se não der resultado, a Justiça tenta com tios, avós, para que a criança não fique muito tempo no abrigo. Caso ainda assim não tenha jeito, a promotoria entra com a destituição do poder familiar e aí a alternativa é a adoção.

Enquanto o futuro dos pequenos não é decidido, nessa época o projeto ‘Tios do Passeio’ ganha importância ainda maior, já que as crianças e adolescentes podem sair para aproveitar as festas de fim de ano.

“São as duas datas que a gente libera para fazer o pernoite. Então eles passam da véspera para o dia como tio do passeio, participa das festas de Natal e Ano Novo junto com as famílias que festejam”, disse a psicóloga do abrigo.

Como participar

Quem quiser ser um tio do passeio, deve procurar o Orfanato Renascer na Rua Paulo Elias Antônio, 919, no Jardim Eliana, e agendar uma entrevista com a psicóloga. Se o candidato for aprovado, ele preenche um cadastro que é analisado para liberar as saídas com as crianças.

Original disponível em: http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/12/criancas-de-orfanato-podem-passar-o-natal-com-familias-de-araraquara-sp.html

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: