quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Concurso estimula o debate sobre adoção no ambiente educacional (Reprodução)

21/02/2017

A Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), em parceria com as escolas de Ensino Fundamental (5° ao 9° Ano), promove o "VII Concurso de Redação" com o tema: "Adoção", cujo objetivo é discutir com a sociedade e desenvolver uma cultura de adoção sem mitos e preconceitos.

Para participar do concurso, as escolas devem obedecer ao seguinte calendário: as inscrições já estão abertas e se encerram no dia 10 de março. De posse da ficha de inscrição, os professores/coordenadores/diretores que irão motivar os trabalhos nas escolas deverão participar de um encontro sobre adoção no dia 20 de março (às 9h ou às 14h), no auditório do Juizado da Infância e Juventude, em Cuiabá.

Cada aluno pode participar do concurso com apenas uma redação, que deverá ser entregue até o dia 10 de abril, através do e-mail: ampara.cba@terra.com.br. A solenidade de premiação será realizada no Dia Nacional da Adoção (25/05), no teatro Zumira Canavarros.

"A ideia do concurso de redação é combater o preconceito nas escolas com alunos adotados e combater o despreparo de alguns profissionais da educação em lidar com essas situações e até da falha na metodologia pedagógica que, muitas vezes, não aborda outros tipos de construção familiar, que não a biológica", comenta Lindacir Rocha Bernardon, fundadora da Ampara.

Nesses seis anos em que a Ampara realiza o concurso de redação, foram atingidas escolas públicas e particulares, com uma participação média de 20 escolas e 3 mil alunos ao ano e a capacitação de, no mínimo, um professor por escola. "Gostaríamos de reforçar o convite para as escolas, pois queremos contar com um número maior de participação, tanto de particulares, quanto estaduais, no concurso de redação", convida Lindacir.

Sobre a Ampara
Formada por voluntários, a Ampara tem o objetivo de promover ações para o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, apoiando as famílias adotivas e pretendentes à adoção.

A associação possui declaração de utilidade pública pela Lei Municipal nº 5.379/2010 e pela Lei Estadual nº 9.621/2011. Está inscrita no Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente – CDMCA – e também no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS – como entidade de atividades de assessoramento e de defesa e garantia de direitos no campo da política de assistência social.

Dentre as atividades, desenvolvem o curso preparatório exigido pela Lei nº 12.010/2009 para as pessoas que pretendem adotar, chamado de Pré-Natal da Adoção; realizam encontros mensais com temas de interesse de pretendentes à adoção e das famílias adotivas, por meio do Grupo Reflexivo e do Pós Adoção, respectivamente.

Para a realização das ações que visam à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de viver em família, a Ampara busca parcerias, associados e voluntários. Conheça os projetos e atividades da Ampara!

Clique Aqui para acessar o Regulamento do Concurso.
Clique Aqui para acessar o Formulário de Inscrição da Escola.
Clique Aqui para acessar o Formulário de Redação.

Carla Ninos
Seduc-MT


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: