quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Gente que Faz: Conheça os passos para adotar ou acolher uma criança em Teresina (Reprodução)

07/02/2017

O Programa Gente que Faz desta semana recebeu a coordenadora do Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (CRIA), Francimélia Nogueira, que falou a adoção, um processo que envolve amor e responsabilidades.

Durante a entrevista, a assistente social falou dos passos para a adoção e como uma família interessada pode acolher uma criança ou um adolescente, mesmo que provisoriamente.

De acordo com coordenadora, a maioria das crianças, embora em abrigos, não está disponível para adoção, e isso dificulta o processo e acolhimento pelas famílias. “Antes de tudo, é necessário o primeiro passo, que é se cadastrar na Vara da Infância e da Juventude”. Francimélia aponta ainda a dificuldade de algumas mães em entregar seus filhos para a adoção. “Isso é um grande tabu. Pois muitas mulheres mesmo sem condições psicológicas e/ou financeiras para serem mães, por vergonha ou pressão dos amigos, não entregam para a adoção. E no fim, negligenciam a criação, com maus tratos, abandono ou até aborto”.

Durante o programa, a assistente social apresentou alguns projetos do Centro que orientam como acolher, adotar ou colaborar com estas crianças e abrigos que as acolhem.

O Cria é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2009 que busca, por meio de profissionais, a garantia do direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária através do desenvolvimento de uma Nova Cultura de Adoção.

O Centro está localizado na rua Rua São Pedro, 1841 – Sul, Teresina – Piauí. Contatos são (86) 3216-6276 e www.criapiaui.blogspot.com.

Assista à entrevista:


Fonte: Redação
Publicado por: Redação    


Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: