segunda-feira, 16 de julho de 2012

ABANDONADO, JOVEM É ADOTADO PELAS PROFESSORAS E DESPONTA NO BASQUETE


ABANDONADO, JOVEM É ADOTADO PELAS PROFESSORAS E DESPONTA NO BASQUETE 15/07/2012 Campeão estadual pelo Centro Educacional Santa Mônica, João Victor, de 13 anos, deixou comunidade para encontrar nova casa em projeto social Por Ana Carolina Fontes - Rio de Janeiro João Victor poderia ter sido apenas mais uma criança sem perspectivas de futuro se duas ex-jogadoras de basquete não tivessem cruzado o seu caminho. Abandonado pelos pais, sem condições de sustentá-lo, o jovem que morava no Morro de São Carlos, na Zona Norte do Rio, resolveu pedir a ajuda de Márcia e Ana Maria, responsáveis por um projeto social que alia o esporte à educação a fim de formar atletas e cidadãos. Comovidas, as professoras não pensaram duas vezes e o levaram para a casa delas. Quatro anos depois, aos 13, o menino que vivia metido em confusão virou um exemplo e é um dos maiores destaques do time de basquete do Centro Educacional Santa Mônica, de Madureira. Neste sábado, a equipe conquistou o título da etapa estadual das Olimpíadas Escolares ao bater o Colégio Estadual Edmundo Peralta por 58 a 39, se classificando para a fase nacional do torneio, de 6 a 15 de setembro, em Poços de Caldas. - Eu era brigão, não falava direito com as pessoas e estava sempre em confusão. Nem gostava de basquete, queria mesmo era ser jogador de futebol. Passava o dia brincando pelo morro, soltando pipa, ficava muito largado. Meus pais trabalhavam muito e um dia a minha mãe me disse que não poderia mais morar comigo. O que realmente mudou na minha vida foi o amor. A Márcia e a Ana me acolheram porque elas me amam e confiam em mim como eu confio nelas. Elas são minhas mães de consideração, hoje eu tenho uma família. Além de oferecer uma nova oportunidade de vida, o projeto fez João Victor acreditar no sonho de jogar na NBA, liga americana da modalidade, ao lado de ninguém menos que Kobe Bryant, ala-armador do Los Angeles Lakers e um dos maiores jogadores de todos os tempos. - Vou fazer de tudo para chegar à NBA. O Kobe é uma inspiração para mim, ele é o cara. Queria poder jogar com ele no Lakers. Gosto muito do Kevin Durant também - disse o atleta, que atua na mesma posição do ídolo. Por enquanto, ele segue defendendo o time da escola e o Tijuca Tênis Clube, mas no que depender da torcida de Márcia, o seu futuro está garantido. - O JV tem um potencial muito grande e pode facilmente ser um jogador de seleção brasileira. Hoje, ele já é cestinha do Estadual Carioca sub-13, com uma média de 15 pontos por partida - elogiou a professora. Veterana do esporte, ela conta que João Victor foi o primeiro de muitos jovens carentes que encontraram no basquete a possibilidade de escrever uma história diferente. - A escolinha trabalha com mais de 100 crianças e adolescentes e tem uma parceria com o Centro Educacional Santa Mônica, que nos oferece cinco bolsas integrais de estudo. O nosso objetivo é profissionalizar os atletas e descobrir novos talentos. Foto: Márcia e João Victor posam para a foto na seletiva fluminense (Foto: Carol Fontes) Foto: Há quatro anos, João Victor mora com as professoras Márcia e Ana (Foto: Carol Fontes/Globoesporte.com) http://globoesporte.globo.com/esporte-estudantil/noticia/2012/07/

Nenhum comentário: