segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Adoção de crianças e adolescentes é tema de debate do curso de Serviço Social (Reprodução)

26/08/2016

Um grupo de acadêmicas concluintes do curso de Serviço Social promoveu o debate Adoção: o caminho para um ato de amor na noite de quinta-feira, 25 de agosto. Foram palestrantes a professora do curso de Direito Renata Holzbach Tagliari; a assistente social judiciária do Fórum de Passo Fundo Adriane Pereira Leite; a presidente do Grupo de Apoio à Adoção Adotchê Daniela Lange Rossetto; e os membros do Adotchê e pais adotivos Fabiane e Mario Burlamaque.

Abordar a temática da adoção, de modo a esclarecer e discutir os caminhos que são percorridos para o processo em Passo Fundo foi o objetivo da atividade, realizada no Auditório da Biblioteca Central. Participaram acadêmicos dos cursos de Serviço Social e Direito da UPF e demais pessoas interessadas na temática. O debate foi organizado pelas formandas Adriane Barbizan, Daniela Woitezak, Kathiana Arend, Poliana Pereira e Thauany Fappi na disciplina Tópicos Especiais em Serviço Social II, ministrada pela professora Cristina Fioreze.

A adoção tardia foi o foco do debate, considerando que, no Brasil, em geral, os pretendentes à adoção desejam bebês e, as crianças maiores e adolescentes dificilmente encontram uma família. Os palestrantes enfatizaram também os problemas relacionados à adoção ilegal, prática ainda existente no Brasil e que precisa ser combatida e denunciada. Outra discussão levantada foi a morosidade do processo de adoção, o que faz com que algumas crianças e adolescentes tenham o seu direito à convivência familiar negado ou postergado.


Reproduzido por: Lucas H.


Nenhum comentário: