quarta-feira, 24 de agosto de 2016

OAB promove I Seminário da Infância e Juventude (Reprodução)

23 de Agosto de 2016

Por meio da parceria entre a Comissão de Infância e Juventude (CIJ) e a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realiza nesta quarta-feira (24) - data em que se comemora o Dia da Infância - o I Seminário da Infância e Juventude.

O evento acontece das 8h ás 18h no auditório da OAB-MT e reúne os mais diversos temas e abordagens legais relativas aos cuidados e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Também contará com apresentação esportiva e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas crianças do programa Rede Cidadã.

As novas perspectivas para o fortalecimento do direito à convivência familiar, educação e saúde serão abordadas pela corregedora geral de Justiça e presidente da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA/MT), desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak, durante a palestra sobre a Lei da Primeira Infância.

Fundadora da Ampara, a advogada Lindacir Rocha Bernardon fala acerca da adoção e os procedimentos legais para o ato.

Autora do artigo utilizado para justificar o projeto que originou a Lei 13.058/2014, que aplica a guarda compartilhada nos casos em que não houver acordo entre o casal que esteja apto a exercer o poder familiar, a juíza da 3ª Vara de Família e Sucessões de Várzea Grande, Jaqueline Cherulli, discorre sobre guarda compartilhada e alienação parental.

No período da tarde, a violência sexual contra criança e adolescente, pedofilia e bullying virtual e pessoal entram em foco no I Seminário da Infância e Juventude.

Juiz da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, Jamilson Haddad faz a abordagem sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Na sequência, o delegado de Várzea Grande, Bruno Lima, fala sobre pedofilia.

O bullying, tanto nas relações pessoais, como no ambiente virtual, será o tema da palestra ministrada pela psicóloga Fernanda Cristina Borges Araújo Jesus.

Já a psicopedagoga Masarela Marques dos Passos falará sobre a educação infantil e a importância do ensino para o desenvolvimento psíquico da criança.

Por fim, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jair Fante, ministra palestra acerca dos cuidados que valorizam a vida.

Original disponível em: http://www.folhamax.com.br/cidades/oab-promove-i-seminario-da-infancia-e-juventude/96793

Reproduzido por: Lucas H.

Nenhum comentário: