segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ASCOM/TJAP produz ensaio fotográfico para campanha da Sociedade Amapaense de Apoio à Adoção (Reprodução)

23 Fevereiro 2018

Tendo como cenário a Fortaleza de São José de Macapá, mais de 60 voluntários da Sociedade Amapaense de Apoio à Adoção (Saad) se reuniram para um ensaio fotográfico produzido pela Assessoria de Comunicação do TJAP. As fotos servirão para campanhas de estímulo à adoção no Amapá e serão utilizadas em materiais de publicidade da instituição em várias atividades durante o ano de 2018.
De acordo com a presidente da Saad, Katiane Figueira de Araújo, a entidade produz material informativo junto a escolas que a procuram para desenvolver projetos alusivos ao tema. Esse material é apresentado anualmente durante a Caminhada da Adoção, que este ano vai para a sua quinta edição em homenagem ao Dia Nacional da Adoção (25 de maio).
“As escolas nos procuram e vamos até elas apresentar o projeto. Temos recebido pedidos de apoio quanto à indicação de leituras para as crianças. Ficamos felizes com essa preocupação e adaptação das escolas. Uma situação tão delicada pode ser resolvida com informação, conhecimento e apoio específico”, explicou a presidente.
Este ano a entidade pretende ainda realizar a 1ª Corrida pela Adoção, com data prevista para o dia 20 de maio, que busca propagar a nova cultura da adoção e dessa vez arrecadar ajuda de custo para os eventos e projetos do grupo.
A assessora jurídica da Vara de Infância e Juventude – Área Cível e Administrativa e membro da SAAD, Cyranette Miranda Cardoso, que é mãe de duas filhas adotivas e atua proferindo palestras sobre o tema para pais adotantes e pretendentes à adoção, relata que “no Amapá a adoção é descomplicada”.
Isso ocorre porque a Justiça local aceita, por exemplo, adoção com destituição do poder familiar em um único processo. “Embora esse procedimento seja pacificado em tribunais superiores, muitos estados ainda seguem com o modelo tradicional, onde é feito primeiro a destituição e depois a adoção”, argumenta.
Segundo a servidora, a forma como é feita no Amapá encurta o período de permanência da criança em abrigos e acelera a inserção dela em uma nova família. “Essa é uma mudança de visão que visa priorizar o interesse da criança. A Lei 2010/2009, que rege a adoção, trazia o conceito de que a família biológica é o ambiente ideal, quando a realidade mostra que nem sempre é assim”, ressaltou.
A Saad foi fundada em janeiro de 2014 e é uma entidade civil de âmbito estadual, criada para a prestação de serviços inteiramente gratuitos. Com o objetivo de esclarecer, divulgar e estimular a adoção, guarda e tutela como alternativas à institucionalização de crianças e adolescentes, atua inclusive como órgão voluntário auxiliar dos Juizados da Infância e Juventude.
Além dos encontros mensais para debates de aspectos jurídicos, psicológicos e sociais sobre a adoção, a entidade realiza projetos dentro de escolas e universidades com o objetivo de capacitar funcionários e formar parcerias para oferecer serviços cada vez mais completos à sociedade.
- Macapá, 23 de fevereiro de 2018 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Justiça por Elas- Rádio 96.9 FM
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Nenhum comentário: