quinta-feira, 19 de maio de 2011

Desembargadora recebe “Cidadania Paraíbana”

A vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), desembargadora Maria Berenice Dias, é a mais nova cidadã paraibana. O título outorgado pelo Poder Legislativo da Paraíba foi entregue na tarde desta segunda-feira (16/05), em sessão solene realizada no plenário deputado José Mariz, na Casa de Epitácio Pessoa. O deputado Anísio Maia (PT) fez o discurso de saudação à homenageada.

A comenda, proposta na legislatura passada pelo deputado Rodrigo Soares (PT), foi concedida em razão da trajetória da desembargadora Maria Berenice Dias em busca permanente das temáticas do Direito de Família e da defesa dos Direitos Humanos em todo o Brasil. “Ações da desembargadora Maria Berenice repercutem no país e no exterior e engrandecem o patrimônio jurídico do Estado da Paraíba, também”, declarou Anísio Maia.

A luta por justiça no sentido e garantir cidadania as minorias descriminadas foi tema do discurso da desembargadora Maria Berenice, ao tempo em que agradeceu ao povo paraibano pela acolhida e pela comenda. “Vejo, com essa homenagem, que a minha luta valeu a pena. Ao mesmo tempo, não posso esconder a emoção e a responsabilidade ante tão importante título de cidadania”, declarou.

Maria Berenice Dias foi a primeira mulher a ingressar na magistratura do Rio Grande do Sul e a primeira desembargadora daquele “estado gaúcho”. Atualmente é Presidente da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, a qual detém a competência em Direito de Família. Entre as principais atividades, ela criou o Serviço Voluntário de Atendimento Jurídico e Psicológico às Mulheres Carentes (Jus Mulher) e lançou o Jornal Mulher.

A mais nova cidadã paraibana foi uma das mulheres indicadas do projeto “1000 Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz 2005. Ela é autora dos livros ‘O Terceiro no Processo’; ‘União Homossexual - O Preconceito e a Justiça’; ‘Homoafetividade: o que diz a Justiça!’; e ainda da coletânea ‘Conversando sobre...’, em cinco volumes. A vice-presidente do IBDFAM também lançou recentemente o Manual de Direito das Famílias.



Fonte: Walter Nogueira

http://al.pb.gov.br/noticia.php?cod=4394

Nenhum comentário: