Praia de Copacabana recebe caminhada de adoção de crianças
Publicada em 29/05/2011 às 10h38m
O Globo
RIO - Os grupos de apoio à adoção do Estado do Rio e a Frente Parlamentar Pró-Adoção promovem neste domingo a Caminhada da Adoção, com o objetivo de comemorar a Semana Estadual da Adoção e chamar a atenção da sociedade para a causa. A concentração foi às 10h, em frente ao Posto 6 no Calçadão da Praia de Copacabana.
- A caminhada é aberta a qualquer pessoa que acredita ser necessário darmos um lar para as milhares de crianças que passam a sua infância em abrigos, sem a convivência com uma família - afirma Bárbara Toledo, Presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad).
Na quarta-feira, dia em que foi comemorado o Dia Nacional da Adoção , o Tribunal de Justiça do Rio informou que recebeu, nos quatro primeiros meses deste ano, 443 pedidos de habilitação para dar início ao processo de adoção em todo o Estado. No ano passado, foram protocolados 1.470 pedidos.
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 30 mil crianças vivem em abrigos, sem direito à convivência familiar. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados onde há o maior número de crianças abrigadas, num total de 14.874, distribuídos em instituições governamentais e não governamentais. Os dados foram levantados pelo Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos criado desde 2009 pelo CNJ.
Desde 2008, quando foi criado, o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) já conseguiu um novo lar para 3.015 crianças, uma média de três adoções diárias. Porém, ainda há um grande abismo entre pretendentes à adoção e crianças livres para serem adotadas. Esta relação hoje é de cerca de 6 casais que desejam adotar para uma criança desimpedida judicialmente para ser adotada. De acordo com o CNA, no Estado do Rio há cerca de 300 crianças e adolescentes aptos para adoção, e aproximadamente 2.500 pretendentes já habilitados.
- O cadastro foi uma grande conquista, não só porque revelou a realidade do grande número de crianças abrigadas e o descompasso com o número de crianças disponíveis para adoção. Isso antes era uma caixa preta. Além disso, o cadastro uniformizou o procedimento judicial para se adotar, já que a pessoa, habilitada em seu município está automaticamente autorizada a procurar o seu filho do coração em todo o Brasil - finaliza Bárbara.
Assembleia presta homenagem
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro promoveu na noite de quinta-feira uma sessão solene comemorativa à Semana Estadual da Adoção. O evento, uma iniciativa do Deputado Estadual, Alcebíades Sabino que preside a Frente Parlamentar Pró-Adoção, homenageou Bárbara Toledo com a entrega da Medalha Tiradentes. A coordenadora Silvana Moreira, do Grupo de Apoio à Adoção Ana Gonzaga, recebeu o título de cidadã do Estado do Rio de Janeiro.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/05/29/praia-de-copacabana-recebe-caminhada-de-adocao-de-criancas-924558079.asp#ixzz1Nn2FpkOG
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/05/29/praia-de-copacabana-recebe-caminhada-de-adocao-de-criancas-924558079.asp
Silvana do Monte Moreira, advogada, sócia da MLG ADVOGADOS ASSOCIADOS, presidente da Comissão Nacional de Adoção do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Diretora de Assuntos Jurídicos da ANGAAD - Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, Presidente da Comissão de Direitos das Crianças e dos Adolescentes da OAB-RJ, coordenadora de Grupos de Apoio à Adoção. Aqui você encontrará páginas com informações necessárias aos procedimentos de habilitação e de adoção.
domingo, 29 de maio de 2011
Praia de Copacabana recebe caminhada de adoção de crianças
Postado por
Silvana do Monte Moreira
às
17:13
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário