sexta-feira, 27 de maio de 2011

SEMANA DA ADOÇÃO É MARCADA POR SESSÃO SOLENE NA ALERJ

SEMANA DA ADOÇÃO É MARCADA POR SESSÃO SOLENE NA ALERJ

A Frente Parlamentar em Defesa da Adoção da Criança e do Adolescente (Pró-Adoção) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realizou, nesta quinta-feira (26/05), uma sessão solene em comemoração à Semana Estadual da Adoção, criada no ano passado por intermédio do deputado Sabino (PSC). Durante o evento, que contou com a presença de grupos de adoção de todo o Estado, foi homenageada com a Medalha Tiradentes a presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, Bábara Toledo, fundadora da ONG Quintal da Casa de Ana.

"A Bárbara é grande mobilizadora desse movimento e desse sentimento de toda a população fluminense. É um reconhecimento da Alerj a uma pessoa que entregou sua vida a uma causa; uma causa pela família brasileira", disse o Sabino, presidente da frente, que também concedeu o Título de Cidadã do Estado do Rio a coordenadora dos Grupos de Apoio à Adoção Ana Gonzaga I e II, Silvina Moreira, e 17 moções de congratulações a associações, entidades e juristas que atuam no campo da adoção.

"A medalha é o reconhecimento desse trabalho de formiguinha dos voluntários, que estão determinados em defender o direito de cada criança que está em abrigo, ter uma família", disse Bárbara. Segundo ela, dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que cerca de 30 mil crianças ainda vivem em abrigos, com maior concentração em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, distribuídas em instituições governamentais e não governamentais. O levantamento faz parte do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Acolhidos, criado desde 2008 pelo CNJ. "O cadastro tem 4 mil crianças em condições de adoção, mas nesses três anos não foram adotadas nem 500. Os maiores empecilhos ainda são a destituição do poder familiar, que define a situação jurídica da criança, e o perfil do candidato à adoção, que quer criança pequena", diz Bárbara.

Para tentar agilizar os processos de adoções, Sabino, em parceria com o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB), apresentou na Casa o Projeto de Lei 509/2011, que dá prioridade aos processos judiciais de adoção no Estado. Segundo o deputado, a maratona das famílias para conseguir adotar uma criança gera uma expectativa imensa de ambos os lados. Agilizar essas ações, é, na sua avaliação, uma tentativa de amenizar os danos psicológicos que esse menores já sofrem com o abandono da família biológica.

Para fechar as comemorações da semana, a frente organizará uma caminhada em prol da adoção no domingo (29/05), com concentração no Posto 6, em Copacabana, às 9h. Estiveram presentes na sessão o deputado Jânio Mendes (PDT), membro da frente, o deputado federal Chico D'Ângelo (PT-RJ), e o ex-prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, que já adotou e participa de grupos de defesa da adoção.

(texto de Marcus Alencar)





Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj
(21) 2588-1627 / 2588-1404
(21) 8681-0303

Nenhum comentário: