quinta-feira, 26 de maio de 2011

STJ realiza seminário em comemoração ao Dia Nacional da Adoção

INSTITUCIONAL
STJ realiza seminário em comemoração ao Dia Nacional da Adoção
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoveu, nesta quarta-feira (25), seminário para marcar o Dia Nacional da Adoção. O evento foi organizado pelo Programa de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal, e contou com a participação de representantes do STJ, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Justiça do Distrito Federal e de organizações não governamentais.

Para a ministra Eliana Calmon, que fez a abertura do seminário, o evento serviu para chamar atenção para a importância da adoção. “É importante que o Estado se empenhe para dar a essas crianças uma família”, destacou. A ministra mencionou a importância do Cadastro Nacional de Adoção, listagem que reúne as crianças e as pessoas que se dispõem a adotar, e falou do sentimento de orgulho pelo fato de o CNJ, do qual ela faz parte como corregedora nacional de Justiça, contribuir para “essa política pública inigualável”. Ao descrever o sentimento de se amar um filho que não foi gerado pela própria pessoa, a ministra afirmou que o amor é “algo que se conquista no dia a dia”.

O conselheiro do CNJ Paulo Tamburini comentou sobre o Cadastro Nacional de Adoção e as dificuldades enfrentadas pelas varas de Infância e Juventude. Para o conselheiro, o fato de se ter no país cerca de 30 mil pessoas interessadas em adoção, para um cadastro de cerca 4.600 crianças, e não haver correspondência entre esses perfis, deve ser alterado a partir da quebra de paradigmas existentes na sociedade. Segundo Tamburini, hoje, “a família desenha a criança que quer”. Uma mudança com relação a essa atitude, de acordo com o conselheiro, só será possível com mais informação para conscientizar a população e com a transformação da adoção em prioridade real do poder público.

Perfil

Walter Gomes, supervisor da área de adoção da 1ª Vara da Infância e Juventude do DF, tratou do passo a passo da adoção. Para Gomes, é necessário oferecer um curso de preparação para suprir a falta de pessoal de apoio especializado para atuar na área. O supervisor também chamou atenção para a preferência por crianças de um “perfil estilizado e balizado pela estética”, que não encontra correspondência no perfil das crianças cadastradas. A servidora Marisa Muniz, secretária-executiva substituta da Comissão Distrital Judiciária de Adoção, proferiu palestra sobre o processo de adoção internacional e a experiência das crianças adotadas por famílias brasileiras.

Durante o evento, foi exibido o documentário “Adoção – família para todos”, produzido pelo Projeto Aconchego, iniciativa não governamental de estímulo à adoção. O vídeo mostra a experiência feliz de diversas famílias que adotaram crianças, e teve como um dos personagens Fabiana Gadelha, diretora jurídica do projeto, que também foi uma das palestrantes. Além de mostrar no vídeo o amor por seu filho, uma linda criança especial, Fabiana fez questão de ressaltar a força desse amor, que, segundo afirmou, serve de motivação para realizar muito mais atividades do que antes da adoção.

Ao final do seminário, foi exibido o vídeo “Se essa casa fosse minha...”, produzido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que mostra a situação de crianças que vivem em abrigos, sem ter a oportunidade de receber carinho familiar. O vídeo aborda o impacto negativo da devolução de crianças adotadas ou que não são tratadas com respeito pelas famílias adotantes. A produção faz parte de uma campanha da AMB em favor da adoção consciente. O público presente ao seminário recebeu cartilhas e material institucional de orientação sobre a adoção, distribuído pelas entidades participantes.

Foto - Ministra Eliana Calmon abriu o seminário sobre adoção realizado no STJ


Coordenadoria de Editoria e Imprensa

http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.area=398&tmp.texto=101968

Nenhum comentário: